Câncer: saiba como o consumo de álcool pode estar ligado à doença

Bruno Gama Por Bruno Gama
3 min de leitura

O uso excessivo de bebida alcóolica pode trazer inúmeros problemas à saúde do indivíduo, inclusive o desenvolvimento do câncer. A alta concentração da substância no organismo pode levar o surgimento de células cancerígenas. Segundo estudo publicado na revista científica ‘The Lancet Oncology’, cerca de 4% de todos os casos de câncer registrados em 2020 estão associados ao consumo de bebidas alcóolicas.

Com o cenário da pandemia, o consumo de álcool aumentou. Segundo o Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG), 55% da população brasileira possui o hábito de consumir bebidas alcóolicas, sendo que 17% delas elevou a ingestão durante o isolamento social.

O álcool é um expoente para o câncer, e pode contribuir para a aparição de diferentes tipos da doença, como na boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama.

A substância provoca danos celulares por conta da transformação do álcool em acetaldeído. Além disso, as alterações hormonais relacionadas ao estrogênio e à insulina aumentam o risco de células cancerígenas.


O álcool foi responsável por 4% dos casos de câncer em 2020 (Foto: Reprodução/Unsplash)


Cirrose

Além do câncer, o álcool pode causar um processo inflamatório no fígado, podendo levar ao surgimento da cirrose, condição na qual o órgão perde suas funções devido a fibrose causada pela doença. Em casos mais graves, a cirrose pode evoluir para um tumor maligno.

Por isso, é importante sempre realizar exames e diagnósticos, pois dessa forma é possível estabelecer e regredir as lesões provocadas pela doença.

Prevenção contra o câncer

A prevenção sempre será a melhor saída para evitar o surgimento da doença. Confira algumas dicas e hábitos saudáveis capazes de prevenir o desenvolvimento de células cancerígenas no organismo.

1. Fazer atividades físicas com frequência;

2. Ter uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e grãos, por exemplo) e pobre em gordura animais;

3. Não fumar;

4. Evitar o consumo excessivo de álcool;

5. Realizar exames preventivos.

Em caso de histórico familiar da doença, é preciso comunicar o médico durante a consulta.

 

Foto Destaque: O álcool é responsável por inúmeras doenças. Reprodução/Unsplash 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário