Infecção causada por fungos a candidíase de repetição é caracterizada por quatro ou mais episódios em um ano. Cerca de 75% das mulheres são acometidas pela candidíase pelo menos uma vez durante a vida. A candidíase de repetição, também conhecida como “candidíase recorrente”, acomete pelo menos 5% delas. Embora ela possa ser causada também por outras espécies de fungos, ela frequentemente é originada da candida albicans.
Candidíase ela acomete tanto as mulheres como os homens e os sintomas variam para cada um destes sexos. (Reprodução/ GETTY IMAGENS).
Que se alojar na área genital e provoca uma série de incômodos, como coceira, secreção e inflamação. Ainda que não seja considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), ela pode ser transmitida através de relações sexuais. De modo geral ela esta ligada a queda da imunidade e ao uso de substâncias como anticoncepcionais, antibióticos, antiinflamatórios, a gravidez e a doenças como diabetes, HPV entre outras alergias. Ela acomete tanto as mulheres como os homens e os sintomas variam para cada um destes sexos.
Nas mulheres ocorre coceira vaginal na parte externa da vagina, ardência ao urinar, dor nas relações sexuais, corrimento branco, em grumos e sem cheiro. Vermelhidão na vagina ou vulva. Nos homens aparecem pequenas manchas vermelhas na região do pênis, edema leve ou lesões em forma de pontos e coceira. Em caso de sentir algum destes sintomas e recomendado procurar um médico, pois somente ele poderá da o diagnostico preciso da infecção. O profissional vai avaliar, através de exames clínicos e laboratoriais.
Mas o que pode causar a doença? Diversas são as razoes, mas é sempre bom ficar atenta a detalhes do cotidiano como relações sexuais sem preservativo, roupas intimas apertadas ou de material sintético, região genial úmida ( praias e piscinas), uso de anticoncepcionais e deficiências imunológicas como câncer e HIV. No caso da candidíase por repetição além dos episódios de infecções recorrentes o estresse, sedentarismo e a ma qualidade do sono também são forte agentes para o desenvolvimento da doença.
Geralmente o tratamento é feito através de cremes vaginais e antifúngicos nos casos recorrentes é recomendado a busca de hábitos mais saudáveis com alimentação balanceada, atividades físicas para controlar o estresse. Para prevenção especialista recomendam Utilize preservativo durante as relações sexuais. Que cuide da higiene íntima e use sabonete com PH neutro,Não fume e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, Evite o uso de roupas justas demais ou feitas com material sintético e Não utilize absorventes internos.
Foto destaque: A candidíase de repetição acomete pelo menos 5% das mulheres. REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS.