Conheça os sintomas, causas e tratamentos para Caxumba

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

A caxumba, também conhecida como “papeira”, é uma doença de distribuição universal, com baixo índice de letalidade e alta morbidade. É mais comum em crianças em idade escolar e adolescentes, e é transmitida principalmente por vias aéreas.

Causas

A doença é causada por um vírus chamado paramyxovirus da classe rubulavirus, que gera uma infecção viral aguda e contagiosa. Apesar de ser mais comum em crianças em idade escolar e adolescentes, a caxumba também pode atingir adultos em qualquer idade.

A transmissão ocorre principalmente por vias aéreas ou contato direto com a saliva de pessoas infectadas. Desde a contaminação, o paciente pode transmitir o vírus cerca de uma semana antes da manifestação dos sintomas e por até nove dias após. É recomendado que o paciente fique afastado da escola ou trabalho.


Caxumba: o que é, o que causa. como tratar e como prevenir. (Foto: Reprodução/UFPEL)


Ela pode atingir o tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas é mais comum de afetar as glândulas parótidas, responsáveis pela produção de saliva, ou as glândulas submandibulares e sublinguais, mais próximas ao ouvido.

Sintomas

A caxumba pode causar febre, inchaço nas glândulas salivares e dor na face. Os sintomas mais incomuns incluem também dor no corpo e na cabeça, fadiga, perda de apetite e dor ao mastigar ou engolir.

Raramente a infecção pode evoluir para algo mais grave, mas não é impossível. Em pacientes do sexo masculino, é comum o desenvolvimento de orquite, uma inflamação nos testículos, e em pacientes do sexo feminino, a mastite, uma inflamação do tecido mamário. 

Em alguns casos, a infecção é assintomática, e apresenta maior risco após a adolescência, podendo se manifestar como meningite ou epidídimo orquite, mas que geralmente não deixam sequelas. Pacientes menores de cinco anos podem apresentar dificuldade de respiração, e perda neurossensorial da audição. Complicações podem ocasionar em encefalite ou pancreatite. Em pacientes gestantes, a presença da caxumba durante o primeiro semestre pode provocar o aborto espontâneo.

Tratamento

Por ser uma infecção viral, não há um tratamento específico para a caxumba. As recomendações médicas são repouso, medicamentos antiinflamatórios e para dor, hidratação e observação. No caso de inflamação nos testículos, recomenda-se repouso e o uso de suspensórios escrotais para aliviar a dor.

A única maneira de prevenir a caxumba é por meio da vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que protege contra a Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, e a Tetra Viral, que também protege contra a varicela (catapora).

 

 

Foto destaque: Conheça sintomas, tratamentos e causas para a caxumba. Reprodução/Gazeta do Povo/Bigstock.

Deixe um comentário

Deixe um comentário