Estudo publicado nesta terça-feira (23), pela revista científica ‘The Lancet’, mostrou que a vacina Covaxin, produzida pela indiana Bharat Biotech, tem efetividade de 50% contra casos sintomáticos de Covid-19. No entanto, a pesquisa não foi capaz de avaliar a efetividade da vacina em casos graves de hospitalização e morte.
Vacina da Covaxin (Foto:Reprodução/Pavlo Gonchar/GettyImages)
A taxa de eficácia é medida em circunstâncias controladas nos estudos com voluntários (como os testes da fase 3), já a efetividade é determinada com base nos dados da população vacinada. Com os dois conceitos diferentes, a efetividade da vacina é menor que a eficácia sugerida pelos resultados da fase 3 (78%).
Ao analisar a população vacinada, foram avaliados 2.714 trabalhadores da saúde do All India Institute of Medical Sciences (AIIMS), entre 15 de abril e 15 de maio de 2021, em Nova Délhi, na Índia. A efetividade pode ser justificada pela variante delta, que foi a origem dominante do país durante todo o período do estudo.
“Nosso estudo oferece um quadro mais completo de como a Covaxin se sai no mundo real e deve ser considerado no contexto das condições de surto de Covid-19 na Índia, combinado com o possível potencial evasivo da variante delta”, explicou Manish Soneja, professor de medicina do AIIMS.
Todos os funcionários receberam as duas doses e a efetividade da vacina permaneceu estável durante o período de sete semanas consecutivas.
“A variante delta tem alta transmissibilidade, é muito infecciosa e virulenta. Esses atributos podem ter contribuído para uma redução de efetividade da vacina contra infecções sintomáticas. No entanto, diante do desafio de proteger o máximo possível da população, a vacinação deve continuar, assim como outras intervenções não farmacológicas”, disseram os autores da pesquisa.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Coronavirus-pode-afetar-diretamente-o-sistema-hormonal
Eles acreditam que alguns fatores podem ser responsáveis para o motivo da efetividade ser inferior à eficácia relata: o estudo envolve apenas funcionários hospitalares e foi feito durante o pico da segunda onda de Covid-19, com o predomínio da variante delta, que pode ter facilitado essa queda.
Foto destaque: Reprodução/Instagram/Bharat Biotech