Covid-19: No Brasil mais de 59 milhões de pessoas estão com dose de reforço em atraso

Carol Ramos Por Carol Ramos
2 min de leitura

Segundo um levantamento do Ministério da Saúde mais de 59 milhões de brasileiros ainda não voltaram para tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19. Entre os estados com o maior número de pessoas sem a dose de reforço estão, Rio de Janeiro, com 4,9 milhões de atrasados; São Paulo, com 15,7 milhões; Bahia, com 3,6 milhões; Minas Gerais com 5,3 milhões e Paraná com 3 milhões. 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, já foram aplicadas as doses de reforço a 39% da população acima de 18 anos, único público que está apto a receber a dose.

Estudos feitos no Reino Unido apontam que reduz o risco de gravidade da Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais vacinadas com as três doses da vacina, ampliando a resposta imune. Outra medida importante ao tomar a dose de reforço, está relacionada à redução da chance de infecção em caso de novas variantes.


Mulher feliz ao tirar a máscara (foto: reprodução/Pinterest)


No Brasil o número de mortes causadas pela pandemia vem apresentando queda diariamente, em comparação aos últimos 14 dias. Os números mostram 32% na média móvel de casos e de 29% na média móvel de mortes.

Apesar do uso de máscara ainda ser obrigatório nacionalmente, conforme a Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020, alguns estados mais o Distrito Federal flexibilizaram o uso devido a essas quedas. Pessoas que estiverem com a covid-19 ou sintomas gripais devem continuar usando a proteção.

Apenas Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rondônia e o Distrito Federal são os estados que dispensaram o uso da máscara em todos os locais. 

Já os estados como Amazonas, Acre, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, ainda é necessário o uso da máscara em locais fechados. Nos demais estados o uso obrigatório da máscara de proteção é indispensável.

Foto destaque: reprodução/Pinterest

Deixe um comentário

Deixe um comentário