Viver em um país ensolarado como o Brasil é preciso ficar alerta a exposição excessiva ao sol. O câncer de pele é o tumor que tem mais registro no país, de acordo com o portal de notícias CNN Brasil, são mais de 220 mil casos de câncer de pele por ano e na maioria dos casos são homens que não usam a principal proteção, o filtro solar. Para conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) destacou algumas medidas de proteção.
O câncer de pele é causado por exposições excessivas ao sol sem a pele estar devidamente protegida. Os efeitos na pele causados por uma longa exposição ao sol podem ser irreversíveis, e a melhor maneira de se proteger contra os raios ultravioletas (UV) recomendado pelos dermatologistas é o uso do protetor solar.
Como proteger a pele
De acordo com a SBD, é indispensável o uso do protetor solar de FPS 30 ou maior e deve ser usado diariamente mesmo em tempos chuvosos pois a radiação UV passa através das nuvens. A quantidade necessária para medir o protetor é uma colher de chá e o produto deve ser aplicado a cada duas horas ou menos se estiver ao ar livre.
Evitar o sol entre os horários de 9h a 15h, pois nesse intervalo de tempo a concentração de raio ultravioleta B é maior. Usar acessórios apropriados como chapéus, óculos escuros e camisetas.
Protetor solar é o maior aliado no combate ao câncer de pele (foto: reprodução/ AaronAmat/ iStock/ Seleções)
Pessoas com peles claras e idosos são mais propensos a desenvolverem um câncer de pele, negros e asiáticos também podem ter a doença por isso devem ficar atentos.
Quais sinais ficar em alerta
O mais importante nesse caso é prestar atenção as manchas em seu corpo e aplicar uma regra conhecida como “ABCDE” que significa assimetria, bordas, coloração, diâmetro e evolução, e é indicado para reconhecer casos de melanoma. Lesão elevada com cor avermelhada, pinta preta que muda de cor com bordas irregulares e ferida que não cicatriza, coça ou sangra, são sinais de alerta para câncer de pele.
Tabela feita para identificar manchas que podem aparecer na pele (foto: reprodução/ Certa Farmácia)
Caso apresente alguma lesão com essas características acima, procure o seu dermatologista.
Foto destaque: médico com uma lupa procurando manchas na pele (reprodução/Venceonco)