Um estudo publicado nesta terça-feira (18) mostra que pessoas que dormem cinco horas ou menos por dia podem desenvolver doenças crônicas conforme o envelhecimento em comparação com aquelas que dormem mais.
O estudo foi divulgado na revista ‘PLOS Medicine’ e analisou um grupo com cerca de oito mil funcionários públicos do Reino Unido que não tinham doenças crônicas aos 50 anos.
Os voluntários de 50 anos que dormiam menos de cinco horas por dia corriam o um risco 30% maior de desenvolver doenças ao longo da vida. Aos 60 anos, o risco chegava na casa dos 32%, e aos 70, o risco aumentava para 40%.
As doenças que podem ser desenvolvidas por conta das noites mal dormidas de sono incluem diabetes, câncer, doença coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doença hepática, depressão, demência, distúrbios mentais, Parkinson e artrite.
Outra pesquisa, feita pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, possui um adendo: a maioria dos indivíduos avaliados eram homens brancos; um terço eram mulheres. Os pesquisadores também apontam que, geralmente, os funcionários públicos tendem a ser mais saudáveis do que a população em geral.
Além disso, a pesquisa baseou-se em dados autorrelatados, considerados menos confiáveis do que se as pessoas pudessem ser observadas diretamente pelos cientistas. Mais que quantidade de horas, o sono precisa ser de qualidade – outro fator que o novo estudo não observou. E, também, não explica o que leva o indivíduo a ter menos de cinco horas de sono por dia.
A falta de um sono de qualidade podem elevar o risco de doenças (Foto: Reprodução/Pexels)
Como melhorar o sono
Para ter uma boa noite de sono, é preciso, antes de tudo, estabelecer um horário de sono consistente. Fazer o corpo se acostumar com os mesmos horários todos os dias facilita o descanso regular.
Já na questão do ambiente ele deve ser escuro, silencioso e livre animais de estimação que possam atrapalhar o sono. Evitar o uso de cafeína, álcool e grandes refeições antes de dormir. O exercício físico durante o dia ajuda a ter um sono melhor à noite.
Foto em destaque: Uma boa noite de sono é essencial para saúde. Reprodução/Pexels