Um estudo realizado pela Universidade Notre Dame, nos Estados Unidos, revelou que o hábito de “mais cinco minutinhos” pode comprometer a saúde. Segundo a pesquisa, o adiamento contribui para a aceleração dos batimentos cardíacos durante o período noturno.
Essa prática, que aos poucos se torna um vício, compromete não apenas o coração, mas também outros sistemas do nosso corpo. A repetição do “modo soneca” é uma das causas do sono leve ou de noites mal dormidas, geralmente causadas por algum distúrbio no sono.
Das 450 pessoas monitoradas para a realização da pesquisa, aproximadamente 260 voluntários se mostraram adeptos do mau hábito. Logo, quando o som do despertador era emitido, os usuários adiavam o alarme para mais minutinhos.
A pesquisa constatou que, geralmente, mulheres, jovens, pessoas que costumam dormir tarde e de sono agitado apresentam frequência cardíaca acelerada. Então, o ato rotineiro de adiar o alarme pode ter muito mais consequências do que imagina-se. Diabetes e cardiopatia são os principais possíveis efeitos.
A logo prazo, os “cinco minutinhos” podem causar sérios danos à saúde. (Foto: Reprodução/Christianity.org)
Segundo especialistas, o sono é uma peça-chave para o bom funcionamento do organismo, é tão necessário quanto se alimentar. Então, para combater o vício dos “cinco minutinhos”, separamos algumas dicas que irão te ajudar a regular as noites de sono. Veja:
1. Não tenha um sono fragmentado
Deite-se minutos antes do horário que está acostumado. O ideal é que sejam reservadas no mínimo 7 horas para se ter um sono de qualidade. Com o tempo, o nosso cérebro compreende que aquele período deve ser dedicado exclusivamente para o descanso, assim, sofrerá interrupções.
2. Crie uma rotina
É importante manter constância no sono. Ter uma rotina ajuda a estabelecer os “limites” do seu organismo. Além disso, também faz com que o seu corpo tenha disciplina e entenda quais são os momentos propícios para descansar.
Evite as luzes do ambiente, principalmente as telas, seja de TVs, computadores ou celulares. (Foto: Reprodução/iStock)
3. Afaste-se das luzes
Nas noites que ocorrem episódios de insônia, em que não conseguimos dormir, seja por ansiedade ou outras questões, o melhor a se fazer é ficar longe das telas. Andar pela casa, ler um livro, e até mesmo se exercitar pode combater as dificuldades que envolvem o sono. Então lembre-se: nesses períodos, mantenha distância de itens eletrônicos.
Pequenos cochilos durante o dia pode ser uma das causas de insônia. (Foto: Reprodução/Pinterest)
4. Não durma em outros períodos
Cochilar depois do almoço é uma ideia que agrada a maioria das pessoas. Mas, infelizmente, pode prejudicar o período da noite, pois esse é o turno do dia em que o sono deve ter prioridade. Portanto, se você enfrenta dificuldades na hora de dormir, evite cochilar em outros períodos do dia.
Evitar álcool, drogas, cafeína e açúcar é importante para uma boa noite de sono. (Foto: Reprodução/Food Magazine)
5. Alimente-se bem
A alimentação influencia o sono de forma monumental. Beber água e consumir alimentos leves nas horas antecedentes ao descanso proporciona noites tranquilas e bem dormidas. Sendo assim, fique longe de alimentos que combatem esse estágio tão importante da vida (açúcar, cafeína, nicotina, álcool).
Agora, não há com o que se preocupar. Colocando essas dicas em prática, você terá noites tranquilas e um sono de qualidade.
Foto Destaque: Modo Soneca: se você possui esse vício, pare agora mesmo. Reprodução/Hygia Saúde