Sabe quando tomamos uma xícara de chá bem quente nos dias mais frios e o calor da bebida parece abraçar a nossa alma? Um novo estudo aponta que, além de ser um hábito prazeroso, o consumo de chá pode ser benéfico para a nossa saúde.
O estudo, feito pelo Colégio Americano de Médicos e publicado na revista científica “Annals of internal Medicine”, aponta que o hábito diário de ingerir chá preto aumenta a resistência do organismo contra doenças que podem nos levar a morte. Essa pesquisa contou com a participação de 500 mil voluntários (homens e mulheres entre 40 à 69 anos de idade) que participaram, durante 4 anos (2006-2010), do banco de dados biomédico do Reino Unido.
Esse orgão, conhecido como UK Biobank, é responsável por armazenar informações genéticas e de saúde da população do país. Ao longo da pesquisa, foi pedido que os participantes relatassem sobre os seus hábitos de beber chá, tais como frequência e o que era adicionado junto a bebida.
Sede do banco de dados biomédicos do Reino Unido. (Foto: Reprodução/RegMedNet).
De acordo com o estudo, e de um monitoramento de quadros clínicos feito pelos cientistas, foi levantado que as pessoas que bebiam duas ou mais xícaras de chá por dia, durante esse ínterim, estavam menos fadadas a adquirir doenças cardiovasculares, isquêmicas do coração ou acidente vascular cerebral (AVC).
Essa pesquisa foca os holofotes na importância que essa bebida tem para a saúde humana. Contudo, o professor Howard Sesso, que leciona medicina em Harvard, diz que ainda há bastante estudos em andamento sobre esse assunto e, pela falta de apuração, pode ser que ainda não seja a hora de definitivamente inserir a bebida na dieta diária das pessoas.
“Nossas descobertas podem passar mais segurança às pessoas que já bebem chá todos os dias, mas não estamos recomendando, definitivamente, que as pessoas decidam de vez a ingerirem a bebida ou aumentarem a sua quantidade diária“, orienta o pesquisador.
Dessa forma, Sesso conclui que a pesquisa feita ainda não prova, de maneira concreta, de que a ingestão do chá reduz a mortalidade. Mas ele aconselha que os consumidores diários – em especial aos que consomem o chá preto – que continuem fazendo a ingestão da bebida.
Foto destaque: Pessoa ingerindo uma xícara de chá. Reprodução/Gazeta.