A Fibromialgia é uma doença reumatológica que atinge a musculatura causando dores crônicas pelo corpo. Como é uma síndrome, a dor está associada a outros sintomas, como por exemplo a fadiga e alterações do sono. A Fibromialgia também causa uma série de distúrbios funcionais, como depressão, ansiedade e alterações no intestino.
Por ser uma doença silenciosa e por não apresentar alterações orgânicas, é associada muitas vezes a fatores psicológicos, embrora não deva ser vista apenas como esse transtorno. Muitos pacientes acometidos por essa patologia são mais sensíveis à dor e isso está relacionado diretamente ao centro de dor do sistema nervoso.
De acordo com dados divulgados pela Sociedade Mineira de Reumatologia , essa síndrome atinge 5% da população mundial e costuma ser mais frequente em mulheres. O número de casos femininos chega a 90%. O diagnóstico é revelado na consulta médica, e tem como base o relato do paciente ao médico e exames físicos que vão comprovar o nível de gravidade da doença e o melhor tratamento.
Como a Fibromialgia não tem cura, o tratamento tem como objetivo dar mais qualidade de vida ao paciente, aliviando os sintomas. Normalmente os médicos receitam relaxantes musculares e analgésicos e devem fazer um acompanhamento no paciente para ver a evolução do quadro clínico.
Mulher com Fibromialgia. (Foto: Reprodução/Hospital Leforte)
Outras técnicas que podem ser aplicadas ao paciente para o seu bem-estar, inclui práticas de relaxamento, sessões de massagens e alguns exercícios físicos específicos. É importante também que um psiquiatra ou neurologista, acompanhe o tratamento para aliviar os sintomas psicológicos e esses profissionais podem receitar medicamentos para controlar a ansiedade, auxiliar no sono e até anti-depressivos.
Outro fator fundamental é que o paciente realize sessões de fisioterapia com frequência. A fisioterapia tem papel importante para aliviar os sintomas, oferecendo mais flexibilidade às articulações, oferece relaxamento muscular e naturalmente esse processo, alivia e reduz as dores.
Foto destaque: Fibromialgia Reprodução/divulgaçao: victorbarbosa.com.br