Foz do Iguaçu contabiliza surto de Dengue

Dione Silva Por Dione Silva
3 min de leitura

A Dengue é uma doença muito perigosa e não contagiosa, no caso o mosquito fêmeo pode transmitir o vírus para outro mosquito, assim contaminando as vítimas, mas a pior notícia é de que após 4 ou 10 dias de incubação o mosquito infectado pode transmitir ainda mais pelo resto de sua vida, por isso é preciso prestar muito bem a atenção na prevenção do mosquito brevemente.


Dicas para privinir a Dengue utilizando apenas 10 minutos do dia/Reprodução: Google imagens


Um exemplo de um novo surto ocorreu logo agora na cidade de Foz do Iguaçu, que tem até neste momento 18 mortes alarmantes, contando de setembro de 2022 até hoje. Atingindo assim a maior letalidade da doença na história da cidade. Com sua contagem desde 2006, com o pior caso em 2016 quando faleceram 14 pessoas. 

O seu primeiro surto de epidemia no Brasil foi em Boa Vista (Roraima) em 1981 e 1982, provocada pelos sorotipos DENV-1 e DENV-4. A seguir, os tipos de prevenções contra esse mosquito perigoso: 

1-Mantenha o terreno da sua casa bem limpo e afastado de entulhos que possam futuramente ser criadouros; 

2-Opte por repelentes elétricos em todos os cantos de sua casa, aproximados a janelas. Mas se existem pessoas alérgicas o certo é não os usar, então considere o uso de difusores de citronela ou de velas; 

3-Cheque os objetos decorativos no exterior de sua casa, veja se eles estão sujos, do contrário os limpe, evite o excesso de água em calhas e pneus sujos; 

4-Mantenha portas e janelas fachadas ao nascer do pôr do sol; 

5-Retire a água acumulada em todos os eletrodomésticos em sua casa, como geladeira, climatizador de ar, atras da máquina de lavar roupas; 

6-Ao escolher se proteger com os repelentes, não ache que apenas isso irá te proteger, as prevenções existem para serem seguidas e as vacinas para nos afastar de novos contaminadores. E sobre vacinas: 

O Ministério da Saúde junto com o SUS está disponibilizando as vacinas em todos os locais de saúde como, postos e hospitais. 

Foto destaque: Mosquito da Dengue picando a pele humana em que pode transmitir doenças perigosas/ Reprodução: Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário