Um estudo mostrou que exposição a fumaça do cigarro tradicional e aos aerossóis do mecanismo do tabaco pode causar a morte de células nas córneas. A pesquisa foi feita pela Universidade Farmacêutica Gifu, no Japão, e diz que não só fumantes ativos são afetados, mas também pessoas que costumam estar perto de fumantes.
A fumaça do cigarra é muito prejudicial à saúde e afeta todos ao redor (Foto:Reprodução/Maria Helena Varella Bruna)
As informações são da agência Einstein e foram publicadas no jornal científico ‘Scientific Reports’, explicando que a exposição aos componentes do tabaco causa um acúmulo de ferro nos olhos. Esse acúmulo faz com que as células do epitélio da córnea (parte mais externa do olho), cujo função é absorver oxigênio e nutrientes das lágrimas e proteger contra infecções, morram.
A ferritina dentro das células oculares se decompõem ao entrar em contato com a fumaça do cigarro e libera o ferro armazenado, prejudicando as próprias células.
“É uma lesão na córnea em uma camada mais superficial, que é o epitélio. Por isso, se regenera”, explica o membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marco Antônio de Souza Alves, “Nas células mais superficiais, pode gerar uma distorção na visão, um astigmatismo irregular. No caso de lesões mais profundas, causando uma cicatriz, que chamamos de leucoma, pode levar até a cegueira, tendo indicação para um transplante de córnea.”
Uma grande exposição pode causar graves impactos na saúde ocular, desde problemas à visão até casos mais extremos, como cegueira. A mesma reação é gerada por aerossol produzido por produtos de tabaco aquecido (PTA), que embora diferentes de cigarros eletrônicos, também precisam de um dispositivo eletrônico para o uso e nem todos vêm com nicotina.
Para realizar a pesquisa, os cientistas produziram culturas de células do epitélio da córnea humana em laboratório e expuseram um pouco delas em um extrato de fumaça que contém a maioria dos componentes inalados pelos fumantes, no cigarro e no aerossol do PTA .
Apesar de já se saber muito sobre os impactos que a fumaça pode trazer, os pesquisadores afirmam que ainda é necessário muito estudo sobre o assunto.
Foto destaque: Reprodução/Hemera Technologies/Getty Images