Miomas: mitos e verdades

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
5 min de leitura

Os miomas, também conhecidos como fibroma ou leiomioma uterino, são tumores, em sua maioria benignos, que ocorrem no tecido muscular do útero. Eles estão presentes em cerca de 80% das mulheres, com tamanhos e em locais diferentes. Embora o número de pacientes com a doença seja significativamente grande, somente em poucos casos é necessário realizar uma cirurgia. 

Apesar de serem tão comuns, os miomas ainda são cercados de dúvidas. Segundo o especialista em doenças como Endometriose, Adenomiose e Miomas, Dr. Thiers Soares, é fundamental que as  mulheres tenham informações básicas desta doença para se cuidarem, se questionarem e se tratarem, especialmente aquelas que desejam engravidar. 

Abaixo, o Dr. Thiers Soares lista alguns mitos e verdades sobre o mioma:

Mitos e Verdades

“Mioma no útero é câncer” – Mito

Ao contrário dos tumores malignos, que conhecemos popularmente como o câncer, os miomas são, em sua maioria, tumores benignos que acontecem durante a idade fértil da mulher. Por serem dependentes dos hormônios estrogênio e progesterona, eles não acontecem antes da primeira menstruação e costumam regredir após a menopausa. 

Os miomas surgem no miométrio, que é a camada mais espessa do útero, através do crescimento de uma única célula muscular. Apesar de serem benignos e raramente evoluírem para um câncer, eles podem causar outros efeitos no corpo que também devem ser levados em consideração. 

“Miomas podem causar infertilidade” – Verdade

A palavra infertilidade causa medo para aquelas que desejam engravidar, mas isso acontece pela falta de conhecimento e até mesmo pelas informações falsas que são divulgadas. Uma pessoa infertil é aquela que tenta engravidar por mais de um ano, sem fazer o uso de métodos contraceptivos e, mesmo assim, não consegue. Só que, ao contrário do que muitos pensam, ainda é possível engravidar, mesmo com o diagnóstico de mioma. Porém, é mais difícil e será necessário fazer um tratamento específico.

A infertilidade não é o único sintoma para quem possui miomas. Por este motivo, fazer o acompanhamento médico ajudará no sonho de gerar um filho, além de aliviar outros males causados pela doença, como ciclo menstrual desregulado, dores durante a relação sexual, sangramento mais intenso durante a menstruação, cólicas na região pélvica, irregularidade ao urinar e desconforto abdominal.

“É possível ter um mioma e não sentir dores” – Verdade

Sintomas

Os sintomas são a forma como o nosso corpo reage à doença. No caso dos miomas, cerca de 30% das mulheres não apresentam nenhum indício. Nessas circunstâncias, o mioma só é detectado por meio de uma check-up feito pelo ginecologista. Os sintomas, geralmente, aparecem devido à idade, aspectos da saúde, tamanho e quantidade de miomas que a mulher possui no organismo. 

Desta forma, é essencial procurar fazer exames regulares, para que seja possível identificar os miomas logo no início. Por mais que eles sejam tumores benignos, ainda existe a necessidade de realizar um tratamento para fazer o controle da doença e impedir o surgimento dos sintomas ou o aumento da gravidade.

“A única opção para os miomas é a remoção do útero” – Mito

Os miomas podem ser tratados, e quanto mais cedo começar, maiores são as chances de diminuir e até mesmo prevenir alguns sintomas. O mais importante é que é possível preservar o útero da mulher na maioria dos casos, com o uso de medicamentos ou cirurgias menos invasivas, evitando a remoção completa deste órgão.

Existem diversos tratamentos possíveis para o mioma hoje em dia. A escolha do método utilizado vai depender do tamanho, da quantidade e de outros fatores. Converse com o seu médico para saber qual é o melhor para o seu caso. Importante lembrar que todo útero é preservável até que ele te “prove” o contrário. E se você deseja engravidar, não aceite a retirada do útero como opção.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário