O mês de novembro acabou, mas não é por isso que os homens devem deixar de cuidar de sua saúde. O mês é dedicado a saúde masculina, já que é comprovado por pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que os homens realmente vivem menos do que as mulheres, sendo a média de longevidade masculina é de 73,3 anos, e a feminina de 80,3 anos.
Este estudo foi realizado em 2020, antes da ocorrência da pandemia de Corona Vírus, sobre a expectativa de vida dos brasileiros. Um dos principais fatores apontados pela pesquisa está a maior disposição feminina para ir ao médico realizar consultas e exames.
Conhecido por novembro azul, é uma campanha para que os homens se cuidem a respeito do câncer de próstata. Assim como setembro amarelo e outubro rosa, tem por objetivo ser uma campanha para incentivar um grupo específico de pessoas a cuidar de sua saúde.
Exame médico a um paciente do sexo masculino(foto: Reprodução/ Getty Imagens/PeopleImagem)
Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suícidio, onde se intensificam campanhas e programas de auto ajuda para quem sofre de depressão e doenças correlacionadas.
Outubro rosa é a campanha de prevenção ao câncer de mama, e se intensificam campanhas para mulheres cuidarem de sua saúde no geral.
Mas o novembro azul tem um peso maior, pois homens são conhecidos históricamente por terem menor disposição para frequentar consultórios médicos, e por isso, acabam se prejudicando a longo prazo.
O Dr. Gustavo Campana, vice-presidente médico de análises clínicas do Grupo Alliar, citou algumas verdades e mitos a respeito do bem-estar masculino, já que geralmente, os homens ainda enfrentam muitos tabus e mitos a respeito de sua saúde, trouxemos essa matéria para tentar esclarecer algumas dúvidas.
Confira abaixo alguns mitos ou verdades citados pelo Dr. Campana:
Já foi citado acima que os homens realmentes vivem menos do que as mulheres, principalmente por não estarem dispostos a se consultarem com a mesmea frequência que o sexo oposto.
Homens procuram médicos apenas quando os sintomas não são mais suportáveis?
Verdade. Um levantamento realizado pelo Centro de Referência da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, junto com a Fundação Oswaldo Cruz, aponta que 6 a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata procuram se consultar com médicos apenas quando não estão suportando mais os sintomas.
Câncer de próstata só se desenvolve em pessoas idosas
Mito.Mesmo com uma menor incidência, há casos de pacientes com menos de 40 anos que desenvolveram a doença.
Apenas o exame PSA é capaz de identificar câcer de próstata?
Mito. O exame do Antígeno Prostático Específico (PSA) é utilizado para verificar se os níveis de hormônios estão normais ou elevados, mas não basta apenas ele. É necessário também o exame de toque para identficar o inchaço da glândula.
Câncer peniano pode ser causado por relações sexuais desprotegidas
Verdade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), além de previnir DST’s, o preservativo também pode evitar IST’s (Infecções Sexualmente transmissíveis), como o vírus do HPV, uma das principais causas do câncer de pênis.
Diabétes é uma doença silenciosa?
Verdade. O corpo só da sinais da doença quando ela já está em estágio avançado, e até chegar nesse estágio, ela já pode danificar órgãos e vasos sanguíneos, o que causa danos a saúde “Um exame de glicemia ou Hemoglobina Glicada é o primeiro passo para verificar a taxa de glicose no sangue e é o início de toda a avaliação médica para o diagnóstico do Diabetes“, diz o médico.
Açucar está relacionado com doenças do coração
Verdade. O diabétes pode sim causar doenças cardiovasculares como infartos e AVC’s “Por isso, pacientes com diabetes devem consultar o seu médico pelo menos uma vez ao ano, no mínimo. Assim, o médico é capaz de prescrever os exames necessários e, consequentemente, o melhor tratamento para cada caso“, afirma o médico.
Foto destaque: campanha para o novembro azul. Reprodução/www.hospitalpresidente.com.br