O alecrim, além de ser um ótimo tempero para preparar as refeições e deixá-las com outro sabor, pode também estar no cotidiano das pessoas de várias formas, como: chá, banho e até óleo de massagem. Esse mini arbusto pertence à uma família de temperos com um aroma mais forte como: hortelã, menta, orégano e até a lavanda.
Os principais benefícios dos ramos de alecrim são:
- Efeitos antioxidantes
- Efeitos anti-inflamatórios
- Melhora a saúde do estômago e intestino, ou seja, alivia os gases, a azia e a sensação de alta saciedade, o famoso “empachado” após uma refeição
Para a nutricionista do Vera Cruz Hospital de Campinas, Daniele Cambui, o alecrim tem muitos benefícios. “Ele pode além de aliviar os gases, pode também acabar com um pico de refluxo”, disse. Contudo, ela pontua que a planta sozinha não faz milagres e que se estiver sendo consumida corretamente em uma dieta, pode ajudar no organismo como um todo.
Foto: Chá de alecrim/ Reprodução: VEMAT
Como uma das propriedades são seus efeitos anti-inflamatórios, seu óleo muitas vezes é recomendado para melhorar alguma irritação e vermelhidão na pele. Mas os médicos pontuam, que essa “receita” deve seguir algum protocolo médico, pois apenas passar o extrato na região afetada, pode trazer consequências maiores, como dar outras reações e piorar uma doença de pele já existente.
Outra curiosidade acerca da plantinha, é que muitas pessoas usam seu óleo no cabelo, para fazer com que os fios cresçam mais rapidamente. Contudo não há estudos e pesquisas que comprovem essa ideia. Um mito que precisa ser desmentido é que o alecrim faria mal para o coração. Além de ser mentira, o tempero quando usado em uma quantidade maior do que o sal, ajuda a prevenir a hipertensão no organismo.
Segundo a nutricionista e conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), Vanderli Marchiori a receita para o chá de alecrim é muito simples, basta ter um litro de água para uma colher de sopa com os ramos de alecrim. “Quando ferve até três minutos, mais ou menos, os nutrientes são mais consumidos”, disse ela. Para completar, Vanderli diz que esse chá deve ser consumido ao longo do dia.
Outras formas de usar o alecrim na rotina são: o banho, em que basta ferver a erva com os ramos por 30 minutos, coar e depois se banhar com essa água. Tem também o óleo essencial, já que o extrato é muito usado na aromaterapia e em massagens, que ajudam na hora de relaxar o corpo.
Foto Destaque: Ramos de alecrim/ Reprodução: MF MAGAZINE