Segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 10 milhões de pessoas morrem, todos os anos, devido a diferentes tipos de tumores malignos. Os mais comuns são pulmão, mama, colorretal, próstata e o de pele. Atualmente, entre 30 e 50% dos casos poderiam ser evitados reduzindo os vetores de risco como obesidade, baixo consumo de frutas e vegetais,falta de atividade física além do alto consumo de cigarro e álcool.
“Diferente dos vírus que se proliferam, por exemplo o HIV, que tem pouca variação, o câncer não é assim.No câncer, não necessariamente as células herdam as mesmas características da célula-mãe. Essa doença, à medida que ela se prolifera e vai ganhando volume, apresenta características diferentes das células no mesmo paciente” – diz Fernando Maluf que é diretor médico associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do gestor Comitê e Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
No Brasil, deverá registar 625 mil novos casos de câncer para cada ano triênio 2020/2022 segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), sem contar os casos de câncer de pele não melanoma,serão registrados 450 mil casos. Ainda no Brasil, no ano de 2020 foram registrados 29,7% casos de câncer de mama em mulheres, já o maior índice masculino é de 29,2% dados que se referem ao câncer de próstata.
Os sintomas decorrentes do câncer de mama são: desconforto, mamilo dolorido , mamilo invertido, nódulos ou secreção mamilar sanguinolenta, além de fadiga relacionada ao câncer, inchaço dos gânglios e perda de peso.
Exames de rotina contribuem para um diagnóstico precose. Na foto, uma mulher realiza o exame para dectar possíveis nódulos (Foto:Repreodução//chniteroi)
Já os sintomas relacionados ao câncer de próstata dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina, fluxo urinário fraco, micção excessiva a noite, micção durante o dia além de retenção de urina. Vale ressaltar que ao apresentar qualquer sintoma, deve-se procurar suporte médico imediatamente.
Capa Destaque: Prevenção e Diagnóstico precoce aumentam as chances de cura do paciente Foto: Reprodução/gov.br.