Para médico, é válido tomar o Roacutan mesmo com os efeitos colaterais

Felipe Yamauchi Por Felipe Yamauchi
3 min de leitura

Recentemente alguns posts circularam em diferentes redes sociais, falando sobre os mais diversos efeitos que o remédio “Roacutan”, pode causar no organismo humano. Ele é muito indicado para fazer o tratamento da acne do tipo mais grave e os sintomas mais comuns nos relatos foram: oscilações no humor, ressecamento em diversas partes do corpo e queda de cabelo.

O dermatologista da ADA Clínica de Brasília, André Moreira, afirmou que o principal componente do remédio, que é a isotretinoína oral, tem substâncias que sim podem causar a variação no humor do paciente, contudo este efeito colateral é considerado inferior perto das consequências que a acne mal tratada ou nem cuidada pode causar nos pacientes.

Algumas pesquisas confirmaram que as espinhas podem afetar o humor, mas principalmente a autoestima dos pacientes. Por isso quando tenho algum cliente, que apresente uma indicação sobre a possível variação no humor, recomendo que ele primeiro visite um psiquiatra e ele avaliará se é viável ou não o uso desse remédio”, contou André. Porém, mesmo com alguns problemas durante o uso, o remédio é muito eficaz no combate das espinhas.


Foto: Caixa de remédio “Roacutan”/ Reprodução: FOLHA de PERNAMBUCO


Os principais sintomas que mais afetam os pacientes do “Roacutan”, são: queda de cabelo, ressecamento dos lábios, olhos e até partes genitais, além da própria pele do corpo. Para André, alguns efeitos como o ressecamento dos lábios, é certeza que acontecerá em 100% dos pacientes. “Quando o ressecamento acontece é porque a medicação atingiu a concentração necessária no corpo do paciente”, afirmou.

Para diminuir os incômodos do remédio, é recomendado o uso de cremes hidratantes para o corpo, hidratantes labiais, colírios e também um acompanhamento com um dermatologista, para que ele veja qual é a dose necessária e adequada ao paciente.


Foto: Rapaz que sofria com acne e tomou “Roacutan”/ Reprodução: Ig Delas/ Twitter


O médico ainda pontuou que o “Roacutan” não é a única opção de medicamento disponível no mercado. “Uma terapia fotodinâmica, probióticos, peelings e laser podem ajudar no tratamento e serem tão eficaz quanto a isotretinoína oral”. Vale lembrar que há contra indicação para este remédio, como: antes de começar a tomar o medicamento, o paciente precisa fazer uma série de exames, como aqueles que avaliam as taxas de colesterol e triglicerídeos.

Fora esses exames, a avaliação do fígado precisa ser regular, pois é neste órgão que o remédio é dissolvido. Mulheres grávidas ou que podem ficar grávidas, não podem tomar o medicamento, pois ele pode causar má formação no feto e também aquelas que estão em idade reprodutiva, devem usar dois métodos anticoncepcionais, para evitar o risco de gravidez durante o uso do remédio.

Foto Destaque: Mulher sofrendo com acne/ Reprodução: ADCOS Dermocosméticos

Deixe um comentário

Deixe um comentário