Todo mundo acha que fazer dieta é uma longa batalha, pois para quem precisa perder peso, lutar contra a balança significa principalmente ficar por um período em um estado chamado de “déficit calórico”, que é quando a pessoa deve consumir menos energia do que o organismo dela gasta no dia.
Para a médica nutricionista, Adriana Stavro, uma forma de diminuir o consumo de calorias, certas escolhas são as melhores saídas ao invés de uma restrição mais rígida. “Para nós superarmos o tédio alimentar, nós temos que além de fazer refeições saborosas mudar os alimentos do cardápio e também sua forma de preparo”, conta a médica.
Uma dica que ela dá é a forma de grelhar, quando a pessoa for fazer algum tipo de cozimento. Essa forma de preparo serve para: vegetais, legumes, carnes vermelha, branca e de peixe e até frutas. E para não repetir sempre o mesmo prato e acabar enjoando dele, Adriana diz que a pessoa pode sempre variar. Outras formas de cozinhar os alimentos são: assar no forno ou na fritadeira elétrica, refogar e marinar seu alimento com vinagre ou azeite.
Foto: Representação de um prato variado e saudável/ Reprodução: Pinterest/ Maxmolar
Conheça os alimentos amigos do organismo
Para perder peso de uma forma saudável, a pessoa deve juntar alguns fatores como: hábitos saudáveis diariamente, praticar exercícios físicos regularmente, tentar se manter firme na dieta e ter paciência. Claro que existem alguns alimentos que ajudam mais na queima de caloria e também têm outros benefícios para todo o organismo.
Abacate: a fruta em si é calórica, mas tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na digestão mais lenta, dando a saciedade por mais tempo.
Pimenta: o alimento muito temido por seu sabor ácido e forte, tem como principal auxiliador a alta na temperatura do corpo, fazendo com que a pessoa tenha um pequeno aumento na sua frequência cardíaca e queime bastante caloria.
Salmão: O famoso peixe norueguês tem muita proteína e ácidos anti-inflamatórios.
Maçã Verde: Esse tipo da fruta tem pouco açúcar, pode diminuir o colesterol e ajuda no funcionamento da digestão.
Peito de frango: Tem muita proteína, com baixo teor de gordura. Vale lembrar que antes de incluir esses alimentos no cardápio, é recomendado ter além da procura de um médico especialista, sua orientação, para assim ter uma boa saúde.
Foto Destaque: Almoço saudável/ Reprodução: QG Jeitinho Caseiro