Quinta dose contra covid já começa a ser aplicada no RJ

Yan Guedes Por Yan Guedes
3 min de leitura

De acordo com informações da secretaria de Saúde, ainda não há uma orientação do Ministério da Saúde ou da Anvisa quanto a quinta dose da covid, mas as prefeituras possuem autonomia para administrar a vacinação com as doses recebidas. Com isso, os municípios fluminense já começaram a aplicar a quinta dose. O número de casos tem aumentado e secretarias de Saúde tem alertado sobre a subvariante BQ.1 estar circulando.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), é a variante BQ.1 que está ocasionando o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade. No último sábado (05), foi confirmado o primeiro caso na cidade, em uma moradora da Zona Norte do Rio de 35 anos. Ela tomou as doses da vacina e passa bem. A mulher não tinha histórico de viagem, o que comprova a transmissão local.


Variante da ômicron foi descoberta no Brasil, BQ.1 (Foto reprodução: G1)


Na capital do Rio de Janeiro, os idosos e pessoas com comorbidades vão poder se vacinar com a quinta dose assim que completarem 10 meses da aplicação da quarta. O município começou a aplicar a quarta dose em março de 2022 ou seja, há oito meses.

Em Niterói, as pessoas imunossuprimidas que tenham completado os 10 meses de aplicação da quarta dose já podem ir aos postos. E a quinta dose será oferecida a qualquer adulto, maior de 18 anos, com esse intervalo. A cidade começou a vacinação em pessoas com alto grau de imunossupressão em janeiro. O resto precisará aguardar chegar aos 10 meses.

Já em Magé, a quinta dose está sendo aplicada para todos maiores de 18 anos, desde segunda-feira. A rodada já estava no planejamento e não possui relação direta com a chegada da BQ.1.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que mesmo com o crescimento do número de casos, ainda não há orientação para o retorno obrigatório do uso de máscaras na capital fluminense.

Foto destaque: Quinta dose começa a ser aplicada no RJ: Foto reprodução/Brasil de Fato.

Deixe um comentário

Deixe um comentário