Após ser registrada a morte do funcionário público, Luiz Carlos das Dores, 56 anos, meses após colocar as facetas dentárias, os especialistas nessa área de estética alertam sobre alguns cuidados prévios, que tanto o paciente quanto o especialista escolhido devem ter para que o procedimento seja feito com segurança.
O dentista Alysson Resende afirma que antes de ser realizado um procedimento como este, é necessário antes ser feito um controle rigoroso sobre as possíveis inflamações que podem se desenvolver na região da gengiva. Placas de cáries e de tártaro também precisam ser analisadas e retiradas, para assim não haver o acumulo de bactérias.
“A saúde oral do paciente precisa estar em dia e é necessário estar atento na maneira como as lentes são aplicadas, porque quando elas são colocadas na gengiva, as lentes podem causar uma série de inflamações”, conta o especialista. Vale ressaltar que, o Luiz Carlos já sofria com problemas bucais e esse procedimento causou uma infecção generalizada.
Foto: Montagem de “antes e depois” da aplicação de faceta dentária/ Reprodução: Unicpharma Blog
Para o médico é muito importante cuidar de forma rigorosa da saúde bucal, porque um problema como a cárie, se não for tratada corretamente, pode se transformar em um caso grave e pode até se espalhar pela corrente sanguínea. Alysson, conta que doenças que se desenvolvem na dentição inferior, podem atingir a região cervical e tórax e as doenças na parte superior, podem afetar até o cérebro.
“É necessário que o dentista analise detalhadamente a saúde bucal do seu paciente e que faça exames de imagem, e só depois ele poderá iniciar o tratamento desejado”, afirma Resende. Os tratamentos de prevenção mais recomendados são: raspagem da gengiva, remoção de cáries e tártaros e também cirurgias periodontais.
Entenda a história
O funcionário público de Goiânia, Luiz Carlos das Dores, morreu após colocar 24 facetas dentárias. Para a família, sua morte aconteceu devido à uma infecção generalizada durante o tratamento. Luiz chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas depois de dez dias não resistiu. Seus parentes e marido acusam a dentista responsável pela aplicação de ter sido negligente com o paciente.
Foto Destaque: Homem recebendo aplicação de faceta no dentes/ Reprodução: Mr. Clean Odontologia e Saúde