Um surto de salmonella nos EUA, possivelmente ligado a melões, deixou duas pessoas mortas e pelo menos outras 99 doentes, segundo o alerta de segurança alimentar divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). De acordo com a agência, o número de pessoas infectadas é maior do que o registrado devido a falta de testagem.
Surto de salmonella
As duas mortes pela doença foram registradas no estado de Minnesota, região norte do país. 32 estados registraram a doença, sendo a maioria dos casos nos estados Ohio, Wisconsin, Missouri, Arizona e Minnesota. Das 99 pessoas doentes, 45 precisaram ser hospitalizadas.
O CDC pontua que o número de pessoas doentes é provavelmente maior do que o registrado e o surto pode não estar restrito aos estados listados. “Isso ocorre porque muitas pessoas se recuperam sem cuidados médicos e não são testadas para salmonella. Além disso, doenças recentes podem ainda não ser relatadas, pois normalmente demora de três a quatro semanas para determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto”.
Segundo as investigações do CDC, o surto pode estar ligado aos melões do tipo Caribe, ou cantaloupe tipo Harper. Diversas unidades da fruta já foram recolhidas dos supermercados, e a agência solicita que não sejam vendidos produtos feitos a partir dos melões nem as frutas em si, que locais que tiveram contato com as frutas sejam higienizados.
Sintomas
A maioria das pessoas infectadas com a salmonella apresenta diarreia, febre e cólicas estomacais, e os sintomas têm início de 6h a 6 dias após a ingestão do alimento infectado. A recuperação sem necessidade de tratamento acontece de 4 a 7 dias depois do início dos sintomas.
Surto de salmonella mata duas pessoas nos EUA. (Foto: reprodução/Biologia Net)
A doença é mais perigosa em crianças menores de 5 anos, adultos acima dos 65 e em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, e pode acarretar em sintomas mais graves que exigem hospitalização e tratamento médico.
A salmonella é causada por um gênero de bactérias de mesmo nome, presentes em alimentos, mais comumente em ovos e carnes mal-cozidas, que normalmente causa problemas no trato digestivo.
Foto destaque: Surto de salmonella nos EUA tem ligação com melões do tipo caribe (Reprodução/MundoBoaForma)