Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação da dengue com doses próximas ao vencimento

Laura Galdino Por Laura Galdino
3 min de leitura
Vacinação de dengue é ampliada temporariamente para doses próximas ao vencimento (Foto destaque: reprodução/ Fernanda Sunega)


O Ministério da Saúde adotou nesta quinta-feira (16), uma estratégia para o aproveitamento das vacinas de dengue que estão próximas ao vencimento. A Câmara Técnica de Imunizações tomou a decisão de liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios que têm um número alto de doses para vencer em 30 de abril.

Expansão da faixa etária

As vacinas, que têm validade próxima, agora poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, o que pode variar com o critério do município. Os imunizantes fazem parte de uma doação feita ao Brasil em fevereiro.

 O objetivo dessa estratégia é reduzir a perda de doses com vencimento próximo somente para esse grupo, com vencimento no final do mês de abril. Segundo o Ministério da Saúde, essa medida é temporária e é restrita para os lotes de Qdenga que se enquadrem no requisito.


Faixa etária é ampliada pelo Ministério de Saúde (Foto: reprodução/Youtube/ Band Jornalismo)

Baixa adesão

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou pouco tempo antes da publicação da nova medida que já havia um Plano B em curso que buscava redistribuir as doses para 154 novos municípios.


Ministra da Saúde comenta baixa adesão de vacinas da dengue (Foto: reprodução/Youtube/ Rede TVT)

Já estamos fazendo a redistribuição, mas, se não houvesse um negacionismo às vacinas, certamente as famílias estariam levando suas crianças e jovens para serem vacinados. Esse é o ponto fundamental que eu queria colocar“, reforçou a ministra ao participar da reunião da Comissão de Assuntos Sociais no Senado.

A baixa adesão foi o que fez com que as doses estocadas nos municípios chegassem próximo da data de validade, portanto, a estratégia de expansão visou diminuir a perda de imunizantes nesses municípios onde há excesso de doses.

Medida temporária

Além de esclarecer que o público que decidir por se vacinar nesta antecipação terá a segunda dose garantida, o ministério reforçou que ainda deverá ser priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos – público-alvo o qual as doses estão liberadas desde março.

Também foi pedido que a comunicação sobre a vacinação e sobre a estratégia em si seja intensificada nos estados e municípios a fim de atrair o público para a imunização.

Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Deixe um comentário

Deixe um comentário