A noctúria é um distúrbio que acomete muitas pessoas, apesar de não ser tão conhecida popularmente. Sua principal característica é causar numa pessoa a necessidade de ir diversas vezes ao banheiro para urinar durante a madrugada, geralmente seu diagnóstico reflete algum outro problema no organismo, como mudanças na próstata ou bexiga, diabetes ou uma adversidade relacionada ao metabolismo.
O distúrbio pode prejudicar muito a qualidade de vida de um indivíduo, pois ao se levantar para urinar, a pessoa tem o seu momento de descanso interrompido, fazendo com que ela se sinta cansada ao longo do dia. O organismo também acaba prejudicado, já que sem uma boa noite de sono ele não consegue repor suas energias e nem restaurar o corpo para o dia, prejudicando a clareza mental e a saúde.
Grupo de risco
A noctúria costuma atingir mais os homens e idosos devido ao envelhecimento e a problemas que podem surgir na próstata. Segundo o coordenador do Departamento de Disfunção Miccional da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Alexandre Fornari, é normal que, com o envelhecimento, o rim passe a produzir mais urina e que a bexiga não aguente suportar essa quantidade.
Pessoa após usar o banheiro (Foto: reprodução/Antonio Hugo Photo/Getty Images Embed)
Essa mudança provoca a necessidade de ir mais vezes ao banheiro, Fornari afirma que acordar somente uma vez para ir urinar à noite é normal, mas a preocupação aparece quando a pessoa precisa levantar duas ou mais vezes, isso costuma indicar a presença da noctúria.
Outro grupo de risco do sintoma são indivíduos que possuem alguma condição metabólica, como: diabetes, retenção de líquidos, apneia do sono, insuficiência cardíaca, infecção urinária, hipertensão arterial e o consumo desenfreado de cafeína, álcool e tabaco. Apesar de não ser considerada uma doença, o distúrbio pode levar uma pessoa ao óbito, já que mostra como está a saúde do paciente e indica se existe outro problema acontecendo no organismo.
Fornari afirma também que pessoas que urinam mais durante a noite podem estar propícias a morrerem mais cedo devido ao crescimento da demência e discernimento cerebral do indivíduo e também por provocar aumento no risco de quedas entre os idosos.
Desconfiança do diagnóstico
Uma pessoa ao desconfiar da noctúria deve imediatamente procurar um auxílio de um médico urologista, o profissional conseguirá realizar os exames certos para identificar o porquê do sintoma ter surgido.
Médico com paciente (Foto: reprodução/andreswd/Getty Images Embed)
É extremamente importante que a pessoa desconfiada do diagnóstico não se automedique sozinho, pois alguns medicamentos possuem como efeito colateral o aumento da urina e alteração da bexiga, alguns deles são: diuréticos para retenção de líquidos, anticolinérgicos, medicamentos para hipertensão, antidepressivos e lítio.
O recomendado é que a pessoa realize os exames solicitados pelo médico, só consuma os medicamentos receitados, tenha uma vida saudável e, para os homens, é indicado o exame da próstata que pode indicar se existe alguma anormalidade.