Redução de procura por vacina da dengue faz estados ampliarem público-alvo

Alice Accioly Por Alice Accioly
3 min de leitura
Foto destaque: Aumento do público-alvo da vacina da dengue pode comprometer plano de segunda dose (reprodução/ Brasil de Fato)

Assim que o Brasil chegou ao número de um milhão de casos de dengue, em dois meses, estados afirmam que houve uma redução da busca de vacinas para a doença. Além disso, alguns estados não seguem a recomendação do Ministério da Saúde de implantar o cronograma de faixa etária para a vacinação e tentam ampliar o público alvo.

Descumprimento do cronograma de vacinas

Segundo apuração do O Globo, os estados do Acre, Mato Grosso do Sul e Goiás foram os que já disponibilizaram para os adolescentes de 14 anos a vacina da dengue, enquanto o Distrito Federal ainda analisa ampliar para o público de 12 anos. 

A ministra da saúde, Nísia Trindade, solicitou aos municípios dos estados, que anteciparam o cronograma, para que não continuem com a ação. Além disso, Nísia, afirmou que a estratégia do governo é manter com a restrição de idade para garantir a possibilidade de uma segunda dose. Durante entrevista, a ministra disse que as cidades que tomam decisões precipitadas e imediatas podem comprometer a vacinação de milhares de crianças e adolescentes. “Se cada município tomar uma decisão descoordenada, a gente pode deixar crianças e adolescentes sem proteção. Todas as nossas ações são decididas por um comitê técnico com especialistas e também há escassez de doses de vacina”, afirmou.


frascos de vacina
Frascos de vacinas Qdenga, aprovada pela Anvisa (foto: reprodução/ Rogério Vidmantas/ Prefeitura de Dourados/ Agência Brasil)

Estados que descumpriram o cronograma

No Acre, seis das 11 cidades já disponibilizavam vacinas para os adolescentes de 14 anos desde o dia 26 de fevereiro, uma semana após o início da campanha de vacinação. O Globo verificou a última atualização de vacinados da secretaria de saúde do Acre e foi constatado que 770 jovens entre 10 a 11 anos foram vacinados, sendo que a meta seguindo o cronograma seria de 17.810 crianças nessa idade.

Na última sexta-feira (1), 134 cidades de Goiás disponibilizaram vacinas para adolescentes de até 14 anos. O secretário estadual de saúde, Rasível dos Santos, justificou ampliar o público a ser vacinado por conta de uma baixa na procura para vacinar jovens entre 10 a 11 anos e afirmou que foi algo discutido com o Ministério da Saúde. 

A secretaria de saúde do Mato Grosso do Sul também explicou que elevar a idade para vacinar foi a estratégia adotada por causa da baixa procura de vacina da dengue. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário