Destroços de submarino desaparecido são encontrados por robô Odysseus 6K

Karina Cassimiro Por Karina Cassimiro
3 min de leitura

Na última quinta-feira (22), o robô ROV Odysseus 6K encontrou alguns destroços do submarino Titan, que desapareceu enquanto fazia uma expedição com destino ao naufrágio do navio Titanic. Segundo informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos, os cinco homens que estavam a bordo faleceram. O robô que protagonizou os achados foi construído pela empresa de serviços oceânicos Pelagic Research Services, é um veículo submarino operado remotamente e pesa menos de 1,7 tonelada, podendo chegar a 6 km de profundidade.


Sala de controle. (Foto:Reprodução/Pelagic Research Services)


O Odysseus foi projetado para operar em embarcações ou não e não precisa de um Sistema de Lançamento e Recuperação (LARS) especializado. Ele é projetado para funcionar com estruturas atípicas ou sistemas de guindaste encontrados nas embarcações. Após algumas horas, em que o robô submergiu por volta das 8 horas da manhã encontrou os destroços do Titan. Além do Odysseus 6K, o  Victor 6000, um ROV canadense abrigado pelo navio francês L’Atalante, também participou auxiliando na localização do submarino utilizando seu scanner 3D para encontrar sinais do Titan.

Desaparecido desde o domingo(18), o submarino Titan é da empresa OceanGate, sendo guiado por um controle Logitech F710, uma espécie de controle de videogame. Os cinco passageiros pagaram 250 mil dólares (mais de um milhão de reais) para fazer a expedição. Inclusive o Stockton Rush, fundador e CEO da OceanGate, empresa responsável pela expedição, era um dos passageiros que estavam presentes. Os outros tripulantes eram: o empresário paquistanês  Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood; Hamish Harding, bilionário e explorador britânico; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e considerado  um dos especialistas no naufrágio do Titanic.

A empresa oferece tours em submarino para visitar os destroços do Titanic, que naufragou em 1912, e está a 3.800 metros de profundidade. Nenhum corpo foi encontrado, somente alguns destroços como: um pedaço da parte da frente do submersível, um cone frontal e outro traseiro de sua cabine pressurizada foram encontrados do Titan. 

Foto destaque: ROV Odysseus 6K. Reprodução/Pelagic Research Services

Deixe um comentário

Deixe um comentário