“Madama Butterfly” estreia em São Paulo

Rhayra Hallen Por Rhayra Hallen
3 min de leitura
Foto Destaque: Fachada do Theatro Municipal de Sp (Foto/Divulgação/Site/TheatroMunicipal)

Nesta sexta-feira (15), Madama Butterfly de Giacomo Puccini com libreto de Luigi Illica, estreia no Theatro Municipal de São Paulo, a primeira das 7 que serão apresentadas no espaço.

A obra é composta de em três atos (originalmente por dois), e descreve as consequências trágicas de um matrimônio que se deu após 1970, quando o Japão era um país esquecido pelo mundo, e o presidente americano enviou uma expedição de reconhecimento a Sua Majestade Imperial para forjar amizades com o Império de Sol Nascente. Décadas depois, a marinha americana passou a visitar o local e formar matrimônios com as japonesas. Uma delas foi Cio-Cio-San, que casou com um Tenente norte-americano.

Cio-Cio-San

Protagonista da história, Cio-Cio-San negou sua família e religião, levando a sério a união com o Tenente Pinkerson, enquanto para ele, a jovem era apenas uma diversão. A ópera é baseada em fatos reais e tem como foco a exploração das mulheres japonesas pelos americanos e o amor não correspondido.

O criador


Giacomo Puccini (Foto: GettyImages Embed)


Giacomo Puccini nasceu em Toscana na Itália e foi um grande compositor de óperas, descrito pela Encyclopedia Britannica como “um dos maiores expoentes das óperas realistas”. Puccini faleceu depois de ser diagnosticado com cancêr na garganta, consequência de anos como fumante. O artista passou por radioterapia, tratamento experimental na época, até que em 1924 sofreu uma hemorragia que, infelizmente não teve controle.

Datas e estreia de futuras óperas

Com direção cênica de Livia Sabag e direção musical de Roberto Minczuk e um elenco composto por Carmen Giannattasio, Eiko Senda, Enrique Bravo, Celso Albelo, Ana Lucia Benedetti, Juliana Taino, Michel de Souza e Douglas Hahn, Madama Butterfly acontecerá nos dias 15, 16, 17, 19, 20, 22 e 23 de março no Theatro Municipal de São Paulo. Os ingressos custam de 12 a 165 reais.

As próximas seis obras exibidas no Theatro serão:

  • “Carmen” em maio;
  • “O Contractador de Diamantes” em junho;
  • “O Castelo do Barba-Azul” e “O Olhar
    de Judith” em julho;
  • “Nabucco” em setembro;
  • “Maria de Buenos Aires” em novembro.
Seguir
Rhayra Hallen é estudante do último período de Jornalismo, apaixonada pelo universo da comunicação e atua atualmente como redatora, assistente de comunicação e social mídia
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile