Nesta segunda-feira (09), a Arábia Saudita se candidatou oficialmente para sediar a Copa do Mundo de 2034. Cinco dias antes, a FIFA já tinha recebido um documento da Federação Saudita de Futebol (SAFF), com a declaração do desejo de ser o país representante do torneio.
O país do Oriente Médio apresentou alegação de 70 nações diferentes que apoiam a iniciativa da inscrição, o que dá uma credibilidade para a entidade máxima do futebol internacional. O Conselho da FIFA definiu que o Mundial de 2034 deverá ser disputado na Ásia e/ou na Oceania, portanto, as chances da Arábia Saudita são ainda maiores.
Inscrições para a Copa de 2034
Os países interessados têm até o dia 31 de outubro para se candidatarem ao posto, e a previsão é de que as regiões eleitas sejam divulgadas a partir do último trimestre de 2024. Yasser Al Misehal, presidente da Federação Saudita, mostrou a sua confiança e ambição em se tornar representante da maior competição do futebol.
Jogadores da Arábia Saudita em treinamento (Foto: Reprodução/Instagram/@saudint)
“Anunciamos nossas ambições de sediar a Copa do Mundo de 2034, e esta inscrição continua nossa jornada para tornar realidade os sonhos do nosso povo. Estamos extremamente comprometidos em apresentar a candidatura mais competitiva possível que também vai ajudar a unir o mundo por meio do futebol”, declarou o dirigente da SAFF.
Desistência do Mundial de 2030
A Copa do Mundo de 2026 terá como anfitriões os Estados Unidos, o México e o Canadá, que são os principais representantes da CONCACAF. Dito isso, a Arábia Saudita poderia se candidatar para o próximo torneio, marcado para 2030, mas o país do Oriente Médio decidiu esperar por mais quatro anos.
Isso porque o Mundial de 2030 já possui Marrocos, Portugal e Espanha com um certo favoritismo em assumir a sede da competição. Sendo assim, o foco foi direcionado para 2034, tendo chances maiores de confirmar a Arábia Saudita como representante do torneio.
Foto destaque: Mancini, técnico da Seleção Saudita. Reprodução/Instagram/@saudint