Tempestades em Santa Catarina aliviam, mas casas continuam submersas

Redação Por Redação
3 min de leitura

Nesta sexta-feira (13), a chuva deu expactativa de alívio para o estado de Santa Catarina. Porém, no município de Taió, no Vale do Itajaí, as tempestades continuam e casas ainda estão submersas. A prefeitura da cidade disse que a chuva causou a maior enchente da história da cidade.

Estragos da chuva

No começo do mês de de outubro, dia 3, o estado de Santa Catarina registrou estragos causados pelas fortes chuvas. As tempestades levaram a mortes de duas pessoas e um bebê ferido. Com um total de 295 municípios no solo catarinense, 144 sofreram algum dano e, dentre estes, 113 decretaram situação de emergência.

A Prefeitura de Taió divulgou dados sobre os estragos da enchente: 34% das edificações da cidade foram atingidas. Essa porcentagem representa 2.556 imóveis, contando com 1.377 residências. No centro do município a água baixa lentamente, mas 70% da região continua  debaixo da água há mais de uma semana.


Agentes utilizam barcos para abastecer famílias isoladas pela enchente em Taió. (Foto: reprodução/Juan Todescatt/NSC TV)


A população de Taió, conforme o Censo de 2022, é de 18.318 habitantes. Dados mostram que, no total, 3.612 pessoas foram atingidas e cerca de 140 famílias estão abrigos fornecidos pela prefeitura. 

O coordenador da Defesa Civil de Taió, Jonatan Retker, acredita que nenhum município consegue se preparar para controlar uma situação dessa. “Sou bombeiro comunitário há 15 anos, já passamos por diversas enchentes, mas esta enchente realmente ultrapassou as nossas expectativas”, disse Retke.

Previsão do tempo

Neste sábado (14), Santa Catarina recebe uma boa notícia. A previsão do tempo indica que, na maior parte do estado, será firme com sol entre nuvens na maior parte. Apenas há um indicativo de chuva, com fraca intensidade, próxima a região Norte. Apesar das expectativas, o governo catarinense continua alertando a população para os riscos de deslizamentos e inundações, que continuam altos. 

Os ventos devem soprar, com intensidade fraca a moderada, de Leste a Nordeste. As tempestades devem ser cerca de 50 km/h entre o Oeste e a Serra. As temperaturas, no período da tarde, devem estar entre 20 e 25°C no Oeste e entre 17°C e 20°C no litoral.

No domingo (15), o tempo pode voltar a ficar instável, com previsão de temporais para o Oeste. Já na segunda (16) e terça-feira (17), a chuva deve a ficar mais intensa, com expectativa de um acumulado de 60 a 90 milímetros.

Para entender a gravidade da situação, segundo a Epagri/Criam – órgão que administra as condições meteorológicas de Santa Catarina – a média histórica do acumulado de água de chuva para todo o mês de outubro é de até 250 milímetros no Oeste.

Foto Destaque: Sobrado com primeiro andar debaixo da água. Reprodução/Juan Todescatt/NSC TV

Matéria por Luísa Tabchoury (Lorena – R7)

Deixe um comentário

Deixe um comentário