Conheça o benefício dos exercícios físicos para a saúde mental

Giovanna Barros Por Giovanna Barros
3 min de leitura

Somente na América Latina, o Brasil é o país com maior número de casos de depressão diagnosticados. De acordo com dados de pesquisa da OMS, cerca de 300 milhões de pessoas no mundo precisam lidar com esta doença ao longo de suas vidas. Em um estudo recente, profissionais da área da saúde descobriram que exercícios físicos podem desempenhar um papel fundamental no tratamento de doenças psicológicas.

Antidepressivos e exercícios

Brenda Penninx, uma das pesquisadoras do estudo em questão, explicou em entrevista para O Globo que o objetivo da pesquisa que está sendo realizada, é encontrar um tratamento para doenças psicológicas alternativo aos medicamentos.

Ela esclarece, no entanto, que não descarta o tratamento com antidepressivos, e que reconhece que eles são seguros e funcionam para a maioria dos pacientes. O uso do exercício físico como uma ferramenta terapêutica contra a depressão, do ponto de vista de Brenda, seria uma opção para aqueles que não estão dispostos a tomar remédios, ou que não respondem bem a eles.


Pessoa tomando remédio (Foto: Reprodução/Shutterstock)


O estudo

No estudo, voluntários que enfrentam a depressão ou a ansiedade se dividiram em dois grupos, aqueles que optaram por usar antidepressivos, e os que optaram por manter a corrida em suas rotinas de uma a três vezes por semana.

Apesar da porcentagem de melhora no humor dos pacientes ter sido semelhante em ambos os grupos (44,8% dos voluntários que tomaram antidepressivos indicaram melhora, contra 43,3% do outro grupo), a consistência do grupo que se tratou com medicamentos se mostrou maior.

Os exercícios físicos também trouxeram outros benefícios para a saúde que os antidepressivos não podem providenciar, como melhora na pressão e em condições cardíacas.

Brenda reiterou ainda que apenas a corrida pode não ser o suficiente para o tratamento de doenças tão sérias. Mas não se pode deixar de observar que, aliado a terapia e se necessários, à medicamentos, o exercício físico desempenha um papel importante na saúde mental de todos.

 

 

Foto Destaque: pessoas fazendo exercício. Reprodução/pixabay 

Deixe um comentário

Deixe um comentário