Segundo informações obtidas pela revista Variety, a plataforma de streaming Netflix pausou quatro produções originais russas que estavam em andamento no calendário e também suspendeu a compra de série e filmes do país. A decisão foi tomada em resposta a invasão da Ucrânia pelas forças militares russas.
A Netflix estava no meio das gravações de uma série de suspense com direção de Dasha Zhuk, que agora não possui previsão de retorno. Essa se tornaria a segunda produção original russa da plataforma depois de Anna K, que teve as filmagens finalizadas ano passado, mas ainda não foi lançada.
Além da Netflix, diversos estúdios já anunciaram a suspensão de produções e compras vindas da Rússia de seus calendários. Assim como o lançamento de seus filmes no país. Incluindo a Sony, a Paramount, a Warner e a Disney.
‘Batman’, ‘Sonic 2’, ‘Cidade perdida’, ‘Morbius’ e ‘Red: Crescer é uma Fera’ são filmes que sofreram com a estreia suspensa por lá.
No mundo todo a Rússia vem sendo criticada e prejudicada pela atitude. No meio artístico, o Festival de Cannes anunciou que não irá receber delegações oficiais russas, ou de pessoas ligadas ao governo russo, na edição desse ano.
“Nossos pensamentos estão em particular com artistas ucranianos e profissionais da indústria do cinema, assim como suas famílias, cujas vidas estão em perigo. Alguns deles nós nunca conhecemos, e alguns nós já recebemos em Cannes, trazendo consigo trabalhos que dizem muito sobre a história e o presente da Ucrânia”, disse a organização de Cannes em um comunicado emitido pelo IndieWire.
Festival de Cannes (Foto: Reprodução/ Anne-Christine Poujoulat / AFP)
Já a banda Green Day cancelou shows que estavam marcados no país.
“Com o coração pesado, por causa dos eventos atuais, sentimos que é necessário cancelar nosso futuro show em Moscou, no Spartak Stadium. Estamos cientes de que este momento não é sobre shows em estádio, é muito maior que isso. Mas também sentimos que rock and roll é para sempre, e estamos confiantes de que haverá um momento e um lugar para que possamos retornar no futuro”, anunciaram nas redes sociais.
Foto destaque: Reprodução/Netflix