De acordo com FMI o Brasil tem perspectiva de melhora este ano mas não em 2023

Priscila Simões Por Priscila Simões
3 min de leitura

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recentemente atualizou os dados do relatório sobre a “Perspectiva Econômica Global” e projeta crescimento em 0,8% para o Brasil nesse ano porém o crescimento não acontece em 2023, seguindo o relatório. De acordo com o FMI, em 2023 o cenário piorará alertando inclusive para os impactos da inflação que a população brasileira poderá sofrer. 

Essa é a primeira atualização do relatório “Perspectiva Econômica Global” após a invasão da Ucrânia pela Rússia em janeiro. Na ocasião, o FMI tinha projetado um crescimento do Produto Interno Brasileiro em 0,3% para o Brasil. 

Em contrapartida, já a perspectiva para o próximo ano não é favorável, ainda seguindo as conclusões preliminares do relatório é visto que o PIB do Brasil sofrerá recuo de 0,2 ponto percentual. O FMI está bem mais pessimista do que o Ministério da Economia, que projeta que a economia brasileira irá crescer 1,5% este ano, indo a 2,5% em 2023.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>¿Qué impacto tendrá la guerra de Ucrania en la economía mundial? Lea el último <a href=”https://twitter.com/hashtag/IMFBlog?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#IMFBlog</a>. <a href=”https://t.co/FLrDZztMqI”>https://t.co/FLrDZztMqI</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/WEO?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#WEO</a> <a href=”https://t.co/OuYcwMvjwf”>pic.twitter.com/OuYcwMvjwf</a></p>&mdash; FMI (@FMInoticias) <a href=”https://twitter.com/FMInoticias/status/1516410641384366085?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 19, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Impactos da Guerra entre Ucrânia e Rússia. (Foto:Reprodução/Twitter)


Comparando o Brasil com outros países da América Latina e Caribe, os números apresentados são menos otimistas de acordo com o FMI, totalizando um aumento de apenas 2,5% entre esse ano e ano que vem. 

Para o FMI, ainda que a região da América Latina e do Caribe tenha menos conexões diretas com a Europa, que sofre com a guerra na Ucrânia, também deve ser mais afetada por inflação e aperto da política monetária.

“O Brasil respondeu à inflação mais alta elevando os juros em 9,75 pontos percentuais ao longo do último ano, o que pesará sobre a demanda doméstica”, disse o Fundo no relatório.

Dentre todo o cenário nada agradável, uma das grandes preocupações do governo brasileiro é a inflação. A estimativa pelo Fundo Monetário Internacional é que ainda nesse ano a inflação chegue a 8,3% e de 5,1% ano que vem. 

Outro problema que impacta a população brasileira e consequentemente os números no relatório é a taxa de desemprego que segundo o FMI chega à 13,7% esse ano e 12,9% em 2023. 

 

Imagem em destaque: FMI. Johannes P. Christo/REUTERS

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário