Terceira retirada de brasileiros de Gaza ocorre nesta quinta-feira

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Nesta quinta-feira (21), o embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, confirmou que o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) está retirando a terceira leva de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza. Pelo cronograma montado, o grupo já passou da fronteira com o Egito nesta manhã e deve ser resgatado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Compõem o grupo um total de 32 pessoas, das quais 16 são brasileiros ou binacionais (com duas nacionalidades) e 16 são familiares palestinos.

A aeronave de resgate saiu da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h desta quinta-feira em direção ao aeroporto internacional do Cairo. De lá, a FAB deve voltar com os brasileiros e pousar em território nacional em torno das 8h do sábado (23).


Chegada do primeiro avião da FAB que trouxe brasileiros de Israel em novembro.

Chegada do primeiro avião da FAB que trouxe brasileiros de Israel em novembro. (Foto: reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil)


Brasileiros barrados

Na segunda retirada de brasileiros do dia 9 – o bloco anterior a ser resgatado – foram barrados pelo governo de Israel um total de 24 pessoas. Em vista disso, Mauro Vieira, o ministro das Relações Exteriores, emitiu um pedido ao chanceler israelense Eli Cohen para revisar tal medida e permitir que estes atravessem a fronteira de Rafah, única saída da Faixa de Gaza.

Hoje, espera-se que parte dos barrados nessa segunda leva se encontrem na terceira leva para libertação e repatriação, caso o governo israelense concorde em alterar o barramento.

A lista de estrangeiros autorizados é elaborada tanto pelas autoridades egípcias quanto israelenses, de modo que a discordância entre os dois países sobre os refugiados pode resultar em tais conclusões.

Ajuda humanitária

Atualmente, o resgate dos brasileiros na região de guerra está atrasado em relação ao cronograma inicialmente planejado, em grande parte por dificuldades diplomáticas como essa.

Do lado brasileiro da operação, o avião da FAB vai levar para a estação da ONU na Faixa de Gaza suprimentos para ajudar na causa humanitária: 6 toneladas de purificadores de água portáteis e kits voltaicos — painel solar, inversor veicular e controlador de carga.

Foto destaque: Refugiados cruzando a fronteira de Rafah (Reprodução/Arafat Barbakh/Reuters/g1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário