Nesta sexta-feira (22), começa o verão no hemisfério sul do planeta. O solstício de verão, como é chamado a data, anuncia a chegada da estação e é conhecido por ser o dia mais longo do ano. O fenômeno acontece quando o sol atinge o ponto mais alto no céu e a distância máxima em relação ao leste e ao oeste. Com dia maior, as temperaturas também se elevam.
Chegada do verão
O verão sempre chega em dezembro no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil. Nesta sexta-feira (22), o dia começou às 05h15 e terminará às 18h52 (horário de Brasília). Isso acontece devido a um fenômeno astronômico, a posição do planeta em relação ao sol. No dia do solstício de verão, o sol ocupa o ponto mais alto e central no céu, aumentando a exposição à luz solar. A estação acaba no final de março, com uma duração de três meses.
O Climatempo informou: “Quem mora no Sudeste, no Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste no Brasil, percebe que o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias são mais longos. São mais horas de sol para esquentar o ar e manter as temperaturas elevadas”.
Ilustração do solstício de verão (Foto: reprodução/Marcos Calil/Momento Astronômico)
Temperaturas mais elevadas e El Niño
O verão é sempre marcado pelo calor excessivo, mas dessa vez a sensação pode se agravar no Brasil. Isso porquê nos últimos meses o país tem sofrido com o El Niño, fenômeno natural que altera a umidade e as temperaturas no mundo por causa do aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Com chuvas volumosas no sul e seca no norte e no nordeste, as temperaturas nos últimos meses se mantiveram altas em boa parte do Brasil, inclusive nas regiões sudeste e centro-oeste, que sofrem com a irregularidade de chuvas. O fenômeno deve continuar ao longo do verão e contribuirá para o aumento das temperaturas e alterações no volume de chuvas.
Foto Destaque: mulher aproveitando dia ensolarado na praia (Reprodução/fwstudio/Freepik)