Ucrânia sofre ataque massivo que resulta em 18 mortos e 60 feridos

Anna Brandão Por Anna Brandão
3 min de leitura

Um ataque massivo da Rússia contra várias regiões da Ucrânia deixou 18 pessoas mortas e 60 feridas nesta sexta-feira (29). Explosões foram reportadas ao longo da madrugada na capital Kiev e em outras cidades grandes, como Kharkiv e Lviv. A onda de ataques começou durante a noite de quinta-feira (28), e atingiu todo o país, com explosões relatadas na capital, bem como em uma maternidade na cidade central de Dnipro, na cidade oriental de Kharkiv, no porto sudeste de Odesa e na cidade ocidental de Lviv, longe das linhas da frente.

Já faz muito tempo que não vimos tantos alvos inimigos nos nossos monitores em todas as regiões e em todas as direções”, disse Yurii Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, à televisão nacional.

Além da declaração do porta-voz, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirma que esses ataques são “terroristas” e que a Rússia está usando seu arsenal de mísseis contra cidades pacíficas para aterrorizar a população civil e matar o máximo de pessoas que puderem.

Maternidades, escolas e shoppings são alvejados

As forças russas lançaram 158 mísseis contra a Ucrânia, superando a média anual de ataques. Maternidades, escolas, shoppings e residências foram alvos, conforme relatado pelo Ministério da Defesa ucraniano e confirmado pelo presidente Volodymyr Zelensky. Em Kiev, um ataque a uma estação de metrô e edifícios residenciais resultou em uma morte e 21 feridos, com três pessoas presas sob escombros em Shevchenkivskyi.

Kharkiv enfrentou um “ataque massivo”, deixando um homem morto e 11 feridos, incluindo ataques a um hospital. Mais ao sul, Odesa foi atingida, com um edifício escolar atingido, resultando em sete feridos, incluindo uma criança, e ao menos uma morte, conforme relatado pelo Ministério da Saúde da Ucrânia. A gravidade dos ataques destaca a urgência da crise humanitária em desenvolvimento na região.


Pessoa segurando placa de Save Ukraine (Foto: reprodução/Mathias P. R./ihu.unisinos)


Ataque ocorre após sucesso ucraniano na Crimeia

O ataque durante a noite dessa quinta-feira e madrugada de sexta, poucos dias depois de a Ucrânia ter atingido um navio de desembarque da Marinha Russa na Crimeia, na terça-feira, causando graves danos ao navio, em outro grande golpe para a frota de Moscou no Mar Negro.

O ataque foi visto como um sinal da crescente confiança da Ucrânia em sua capacidade de defender seu território contra a Rússia, que lançou uma invasão em grande escala em 24 de fevereiro.

 

Foto destaque: Ucrânia sofre ataques massivos  (Reprodução/Danylo Pavlov/ Reuters)

Deixe um comentário

Deixe um comentário