Quantas vezes você já ouviu que a pele negra não precisa de cuidados? Principalmente pelas suas características únicas, como por exemplo a alta produção de colágeno e melanina, o que contribui para uma pele mais resistente ao envelhecimento.
A pele negra precisa sim de cuidados e atenção como qualquer outra. A pele tem a tendência a dar manchas, oleosidade excessivas e espinhas! Ter uma rotina diária de skincare pode contribuir para deixar a pele muito mais bonita e saudável por muito tempo. Mas infelizmente muitas pessoas acreditam que esses cuidados não se aplicam à pele negra, até mesmo deixam de passar protetor solar por achar que a melanina elevada já é o suficiente.
Mas isso não é verdade e nós vamos te mostrar como criar uma rotina de skincare para a pele negra.
Limpeza de pele
Para iniciar uma boa skincare, a pele precisa estar limpa. Por isso, lavar o rosto duas vezes ao dia, pode ajudar a controlar a oleosidade. Tenha um bom sabonete facial líquido com ativos que ajudam a diminuir a oleosidade e desobstrui os poros, não deixando acumular resíduos no rosto e uma pele sem acne.
Gel Effaclar Alta Tolêrancia – La Roch – Posay. (Foto: Reprodução/ Amazon)
Hidratação
É essencial deixar a pele hidratada, principalmente para deixar ela longe de oleosidade. Investir em produtos que tenham ação para peles oleosas ou mistas, com textura leve e suave, que podem ajudar no tratamento antioleosidade. Invista em produtos que tenham vitamina C na sua fórmula, auxiliando a clarear as manchas de acne no rosto.
Hidratante Facial Hydro Boost Water – Neutrogena. (Foto: Reprodução/ Amazon)
Vitamina C
Assim como acontece no nosso organismo pela falta de vitaminas, o rosto também precisa de vitaminas. Inclua na sua rotina o uso de produtos com vitamina C. Proporcionando vantagens a longo prazo, o uso constante, principalmente para tratar manchas e prevenir os sinais de envelhecimento precoce. É indispensável esse cuidado, pois a pele negra mancha com mais facilidade e vitamina ajuda ao controle.
Complexo de Vitamina C – Payot. (Foto: Reprodução/Amazon)
O uso do protetor solar
Não é porque a alta quantidade de melanina que a pele negra possui, que ela não precisa de proteção. Mesmo com a proteção natural, ela não é suficiente para prevenir contra os raios solares. É muito importante passar o protetor solar todos os dias, até 3x vezes ao longo dia, mesmo se estiver em casa. Lembre-se o protetor também ajuda a evitar a formação de manchas, melasmas, câncer de pele e a prevenir os sinais de envelhecimento.
Protetor Solar Minesol Oil FPS 70 – Neostrata. (Foto: Reprodução/Amazon)
Lembre-se: para ter um tratamento mais completo, vá ao dermatologista.
Com essas dicas, agora a sua rotina de beleza pode ser perfeita!
Foto de destaque na capa: Getty Imagens.