O rapper recebeu nesta noite uma homenagem do Grammy com o prêmio “Dr. Dre Global Impact”. O artista aproveitou a oportunidade para fazer uma crítica a academia ao falar sobre Beyoncé “venceu mais Grammys do que qualquer um e nunca venceu álbum do ano”
A homenagem
Jay Z foi homenageado pelo Grammy, através do prêmio “Dr. Dre Global Impact”. O intuito do reconhecimento é valorização de sua influência e carreira na música. O prêmio foi criado em 2023, em uma colaboração entre a Recording Academy e a Black Music Collective para homenagear o cantor Dr. Dre, vencedor do primeiro prêmio, pelo impacto musical durante toda sua carreira.
Discurso do Jay Z
Após um vídeo com trechos de momentos importantes de sua carriera, o artista subiu ao palco ao lado da sua filha mais velha Blue Ivy. Depois de tecer elogios ao Dr. Dre, dizendo que o artista abriu portas para vários outros artistas negros e agradeceu também ao Black Music Collective, fez questão de relembrar toda sua tragetória, desde sua primeira estatueta em 1998, até sua última e 24ª vitória em 2022.
Como um bom ativista, o artista não perdeu a oportunidade e fez questão de alfinetar a cerimônia ao falar da sua esposa Beyoncé. A cantora é a recordista viva da premiação, com 32 Grammys ao longo da carreira. Porém, Beyoncé nunca venceu a categoria considerada máxima, que é a de Melhor Álbum.
“Eu não quero envergonhar essa jovem dama, mas ela venceu mais Grammys do que qualquer um e nunca venceu um álbum do ano. Pensem nisso. Mais Grammys, nunca ganhou álbum do ano, não é assim que funciona.”, disse Jay Z sobre a desigualdade racial do Grammy.