Ex-informante do FBI é acusado de relatar declarações falsas sobre os Bidens nos negócios da Ucrânia 

Adriane Paiva Por Adriane Paiva
2 min de leitura
Foto destaque: Hunter Biden após uma audiência em 26 de julho de 2023 (reprodução/ Jonathan Ernst/Reuters/ABC News)

Nesta quinta-feira (15), o procurador especial David Weiss acusou Alexander Smirnov, ex-informante do FBI, de criar registros falsos e mentir sobre o envolvimento do presidente dos Estados Unidos Joe Biden e seu filho Hunter Biden em negociações comerciais com a empresa ucraniana Burisma Holdings. Se condenado, Alexandre pode pegar uma pena de até 25 anos. 


O presidente dos EUA Joe Biden e seu filho Hunter Biden
As acusações são que em 2020 o presidente dos EUA lucrou com negócios de seu filho na Ucrânia (foto: reprodução/Charles Dharapak/AP/O Globo)

Sob custódia do FBI 

Alexander Smirnov, 43, foi preso na última quarta-feira no Aeroporto Internacional Harry Reid, em Las Vegas, após voltar de uma viagem ao exterior. Smirnov compareceu ao tribunal na quinta-feira para esclarecer suas alegações. A acusação diz que a história de Alexandre foi inventada e que na realidade o objetivo das reuniões, que ocorreram em dias diferentes que foi relatado, tinha o propósito de lançar Burisma sobre os serviços das empresas de Hunter e não para discutir subornos para Joe Biden quando ainda não era presidente dos EUA.  

Os republicanos, partido de oposição de Joe Biden, defendem a versão, agora desacreditada, de Smirnov e lutaram com o FBI para obter relatórios sobre o que foi dito pelo ex-informante para colocarem as afirmações no inquérito de impeachment do presidente. 

O que aconteceu na época 

Entre 2014 e 2019, Hunter Biden fez parte do conselho de Burisma, no mesmo período que Joe Biden era vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barack Obama. Smirnov diz ter conversado com CEO da Burisma em 2017 sobre o interesse de compra uma empresa nos EUA. Nas alegações de 2020, Alexandre declarou que em 2015 e 2016 houve reuniões com os executivos da Burisma que lhe disseram que teriam contratado Hunter Biden para “nos proteger de problemas”.

Seguir
Estudante de Jornalismo, apaixonada por leituras e cultura pop
Deixe um comentário

Deixe um comentário