Pacientes com doenças crônicas enfrentam dificuldades no Rio Grande do sul

Rhayra Hallen Por Rhayra Hallen
3 min de leitura
Foto Destaque: entrada coberta pela água do Hospital Mãe de Deus, localizado em Porto Alegre. (Foto/Reprodução/Max Peixoto/Getty Images)

Em meio ao estado de calamidade provocado pelas chuvas no estado do Rio Grande do Sul, estão os pacientes crônicos, aqueles que precisam de tratamentos frequentes para sobreviver.

Vários hospitais e clínicas foram devastados e pessoas foram retiradas de suas casas, onde estavam ilhadas, quebrando a rotina de tratamento. Além de alimentos, água e roupas, o estado carece de medicações, respiradores mecânicos, fraldas, sondas, seringas, agulhas, esparadrapos, cateteres e outros materiais

“Nós recebemos o contato das pessoas, e os próprios abrigos estão questionando para saber se há pacientes que precisam de diálise, de químio e rádio. E os próprios hospitais estão tentando contato com os pacientes que já fazem diálise, só que muitas vezes eles não conseguem, porque muitos pacientes ficaram sem telefone e outros estão sem luz, então é um pouco mais difícil” disse a Assessoria de Imprensa da Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Porto Alegre. A secretaria também disponibiliza o número +55 51 3289-2656 para que pacientes possam ligar para receber o tratamento necessário.

Urgências 

Segundo o Estadão, hospitais de campanha foram implantados desde domingo (5), atualizações sobre o que fazer em casos de urgências são constantemente divulgadas pelo perfil do instagram da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Inclusive de como agir em casos de acidentes, cortes e mordidas.

 

Orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (Foto/Reprodução/Instagram/Saudepoa)


No momento, cirurgias, consultas, procedimentos que podem esperar, estão suspensos em grande parte de hospitais públicos e privados por tempo indeterminado.

O Secretário Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul viajou até Brasília, e com a Força Nacional do Sus conseguiu 20 profissionais da saúde, que viajaram até o estado e irão realizar atendimento móvel através dos helicópteros que sobrevoam o lugar. Além desses, muitos outros se deslocaram para ajudar voluntariamente nos resgates, alimentação, organização e saúde nos abrigos.

Como ajudar

O estado de Santa Catarina está realizando uma campanha de doação de sangue para enviar ao Rio Grande do Sul, através do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, basta acessar o site Hemosc.org.br e agendar a doação. A Faculdade de Farmácia da UFRGS também estão recebendo doações de medicamentos na validade, em vários estados os Correios estão disponibilizando envio gratuito de mantimentos. Acesse os portais do Governo do seu estado para informações sobre mais pontos de coletas.

Seguir
Rhayra Hallen é estudante do último período de Jornalismo, apaixonada pelo universo da comunicação e atua atualmente como redatora, assistente de comunicação e social mídia
Deixe um comentário

Deixe um comentário