Protestos em Bruxelas contra Acordo Verde são realizados por agricultores

Stephany Nascimento Por Stephany Nascimento
3 min de leitura
Foto destaque: Polícia local destacou a presença de 500 tratores (Reprodução/Freepik/ @vecstock)

Agricultores realizaram uma manifestação com tratores em Bruxelas, capital da Bélgica, contra as políticas ambientais da União Europeia, nesta terça-feira (04). Contudo, os principais grupos agrícolas do continente não reconheceram a ação e alegaram que faltou clareza sobre a preocupação dos participantes.

As políticas verdes da União Europeia desagradaram um grupo de agricultores os quais reuniram em Bruxelas pessoas de diversas partes da Europa, incluindo Holanda, Alemanha, Polônia e Bélgica. 

De acordo com os organizadores da manifestação, as ações da UE dificultam a competitividade dos agricultores da Europa. Os manifestantes pretendem mudar o Acordo Verde Europeu.

Toda a movimentação acontece dois dias antes do início da eleição para o Parlamento Europeu, que terminará no dia 9 de junho. Organizado pelo grupo lobby holandês Força de Defesa dos Agricultores, a manifestação é apoiada por grupos de direita e extrema direita. 

Manifestações de agricultores europeus pela Europa

Bruxelas já havia passado por manifestações de agricultores durante uma importante reunião do bloco europeu, que decidia sobre um novo financiamento para a Ucrânia, no início de fevereiro. 

Na ocasião, os manifestantes atiraram ovos no Parlamento Europeu e provocaram incêndios perto de edifícios para mostrar descontentamento com impostos, políticas verdes e concorrência que acreditam ser desleal comparadas ao exterior.


Trator em manifestação (Foto: reprodução/Thierry Monasse/Getty Images embed)


Outras manifestações de agricultores contra as políticas verdes também foram promovidas em vários países da Europa, como França, Espanha, Alemanha, Itália, Romênia, Grécia, Polônia e Portugal. 

Os agricultores alegam também que preços dos alimentos estão baixos e que importações baratas são obstáculos para eles.

Acordo Verde Europeu

O Acordo Verde Europeu coloca restrições à agropecuária europeia com o objetivo de minimizar as mudanças climáticas. O conjunto de medidas pretende zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050 para limpar a sua economia.

A União Europeia quer investir em fontes de energia renovável e promover agricultura com menos emissões desses gases. A agricultura é responsável por aproximadamente 10% da emissão de gases do efeito estufa na União Europeia através do gado e fertilizantes, por exemplo. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário