Bruno Guimarães critica a Conmebol em meio a desgaste entre CBF e a Confederação

Yuri Messias Por Yuri Messias
4 min de leitura
Foto destaque: Bruno Guimarães (Reprodução/Instagram/@brunoguimaraes)

Após as contundentes declarações de Vinícius Jr. à CONMEBOL ao final da goleada por 4 a 1 da seleção brasileira sobre o Paraguai, o volante Bruno Guimarães também se pronunciou em entrevista coletiva no último domingo (30). Em tom crítico, Bruno expressou sua insatisfação com a regra que determina o tempo máximo para o retorno de jogadores e comissões técnicas ao campo no intervalo das partidas. De forma irônica, ele comentou: “Acho que a CONMEBOL tem coisas mais importantes para se preocupar do que isso…”, disse o jogador em entrevista coletiva pela seleção brasileira.

Essa regra já resultou na suspensão de técnicos renomados como Lionel Scaloni, da seleção Argentina, e o Marcelo Bielsa, da seleção do Uruguai, além de provocar multas às Federações da Argentina e do Paraguai. Bruno Guimarães também mencionou a possibilidade de o técnico Dorival Júnior ser afetado pelas mesmas questões, destacando a preocupação crescente com o rigor da aplicação das normas.


Bruno Guimarães em campo. (Foto: Reprodução/Instagram/@brunoguimaraes)


Declarações de jogadores da Seleção

Antes das críticas de Bruno Guimarães, outros jogadores da seleção brasileira já haviam manifestado seu descontentamento com a organização da Copa América.

As críticas às medidas do campo reverberam em entrevistas e em transmissões dos jogos da seleção brasileira. O capitão Danilo comentou em entrevista sobre o assunto, relatando que os jogadores nunca foram consultados sobre essas decisões, mostrando clara insatisfação devido aos protagonistas dos jogos não terem voz.

Vinícius Jr., ainda mais enfático, afirmou após a goleada sobre o Paraguai que é sempre complicado disputar a Copa América, devido aos campos e principalmente aos árbitros que tratam de forma diferente os jogadores brasileiros.

Má relação com a CBF

Apesar de as declarações terem sido feitas por jogadores, não são somente os atletas que estão insatisfeitos com a CONMEBOL. Questões logísticas, como a escolha do CT Betty Wilson Soccer Complex em Las Vegas, distante do hotel da delegação, geraram críticas pela infraestrutura considerada abaixo do padrão necessário para uma competição como a Copa América, permitindo que torcedores observem os treinos da seleção em um viaduto próximo.

O incômodo se deu devido a membros da CBF julgarem a estrutura abaixo do padrão exigido para uma competição do nível da Copa América, sendo possível que torcedores subam em um viaduto próximo e assistam aos treinos da seleção.

Outro incidente que contribuiu para o clima de tensão entre CBF e CONMEBOL foi o atraso e a troca no avião que transportaria a delegação a San Jose no último sábado (29), ocasionando um atraso no voo e a chegada da delegação no início da madrugada no hotel.

Próximo jogo

Em meio a tantas polêmicas, o Brasil enfrentará a Colômbia, nesta terça-feira (2), às 22h (no horário de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

Seguir
Estudante de jornalismo de 25 anos e natural de São Gonçalo/RJ. Apaixonado por histórias e pelo poder que elas têm de refletir o presente.
Deixe um comentário

Deixe um comentário