Ordem de retirada é feita por conta de incêndio Thompson no norte da Califórnia  

Lorena Camile Por Lorena Camile
4 min de leitura
Foto Destaque: Ordem de retirada é feita por conta de incêndio Thompson no norte da Califórnia (reprodução/John Edelson/AFP)

Momentos de horror foram testemunhados por habitantes da região norte da Califórnia. Um incêndio descontrolado, conhecido por ‘Thompson’, continua avançando sem controle algum em meio a nova onda de calor no oeste do Estados Unidos. 

Incêndio Thompson

Sob alerta, a região tomada pelo incêndio que assombra habitantes e autoridades foi evacuada em razão da falta de qualquer controle contra o fogaréu intenso. Segundo dados oficiais, mais de 1.200 hectares já foram consumidos desde seu início, na terça-feira (2).  

Foi emitido ordem de retirada para cerca de 13.000 pessoas no condado de Butte. A propagação do fogo chega até o norte da comunidade de Oroville, em Butte, com cerca de 20.000 moradores. 

O condado [Butte] está sob alerta vermelho desde ontem à noite e se manterá assim até a noite de amanhã“, declarou Garrett Sjlound, chefe dos bombeiros do local. A declaração foi feita nesta quarta-feira (3) pela KCRA, emissora local afiliada à NBC. 


Incêndio Thompson em Butte, Califórnia (Foto: reprodução/ John Edelson/ AFP)

Gavin Newsom, governador do estado da Califórnia, declarou estado de emergência. Mais de 400 bombeiros já estão combatendo as chamas de Thompson por terra e ar, com máquinas pesadas além de aviões e helicópteros. O chefe dos bombeiros ainda informou que equipes e pessoal de outras regiões foram chamados para reforçar o combate.  

As condições em nosso condado neste verão [hemisfério norte] são muito diferentes das que vivenciamos nos dois últimos. O material combustível é bastante denso. O mato está seco, e como vocês podem ver, qualquer vento vai espalhar um incêndio muito rapidamente“, comentou Garrett Sjolund para a KCRA.  

Incêndios na Califórnia

De acordo com especialistas, a temporada de incêndios começou mais cedo na Califórnia neste ano. O fogo já consumido chega a cerca de 17 mil hectares. Eles ainda afirmam que tal acontecimentos podem ser um prenúncio para o país após dois anos de mais umidade.  

Não obstante, a onda de calor que assola os Estados Unidos ainda está em seu início. Com o verão começando, diversas regiões do oeste já tiveram renovação de recordes nas temperaturas e muitas passaram dos 40°. O serviço de meteorologia de San Francisco emitiu alertas para várias localidades do norte devido à onda de calor arrasadora. 

Uma situação excepcionalmente perigosa avança na medida em que entramos em uma onda de calor potencialmente letal, histórica e prolongada“, comentou o departamento nesta terça.  

Em Butte, a preocupação de autoridades com relação ao incêndio também está voltada ao 4 de julho, feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos. Como tradição da festividade, utiliza-se de bastante fogos de artifício e esta é considerada um terrível agravante para o momento. 

“Esta é uma temporada ruim de incêndios. […] A última coisa que precisamos é alguém que comprou fogos de artifício saindo para fazer uma estupidez. Não sejam idiotas!“, afirmou o xerife de Butte, Kory Honea, em declaração exposta na AFP. 

Butte está a 110 quilômetros ao norte de Sacramento, capital da Califórnia, e apenas a 38 quilômetros de Paradise, comunidade anteriormente assolada pelo incêndio Camp. Em 2018, Camp foi o mais letal incêndio da história do estado e deixou cerca de 85 mortes.

Deixe um comentário

Deixe um comentário