Nesta quinta-feira (4), a Proteção Civil da Itália elevou para vermelho o nível de alerta do vulcão Stromboli. A medida foi tomada como forma de alerta por conta da do rápido aumento de erupções.
O vulcão Stromboli fica no sul do país, em uma ilha de mesmo nome, tem 927 metros de extensão e está ativo há milhares de anos, mas a intensidade das últimas atividades preocupou as autoridades.
Erupção inesperada
Em imagens divulgadas pelos bombeiros italianos, é possível ver os fragmentos de origem vulcânica sendo expelidos de forma muito rápida, atingindo uma grande extensão do mar.
Ao mesmo tempo, o vulcão Monte Etna, que fica na ilha Sicília, também apresentou um aumento da intensidade de sua atividade, o que levou as autoridades locais a fecharem o aeroporto de Catania temporariamente.
Os dois vulcões são conhecidos por serem altamente explosivos, condição gerada por variações em sua composição química, o que pode causar erupções intensas.
Segurança da população
O alerta vermelho para o vulcão Stromboli representa uma atenção máxima e adoção de medidas para garantir a segurança dos cerca de 500 habitantes da pequena ilha. As autoridades estão monitorando de perto a situação, prontas para iniciar um processo de evacuação caso seja necessário.
O vulcão Monte Etna também é motivo de preocupação do governo italiano e da população, principalmente devido ao fechamento do aeroporto, decisão que evidencia a gravidade da situação e a necessidade de garantir a segurança de todos.
Em julho de 2019, quando ocorreu a última grande erupção do vulcão Stromboli, pessoas morreram e outras ficaram feridas. Por isso, a população local foi orientada pela Proteção Civil italiana a seguir as instruções dadas por ela e a permanecer em alerta diante dos riscos associados à atividade do vulcão.