TSE busca aplicar mecanismos de inclusão para eleitores com deficiência

Natália Maria Por Natália Maria
3 min de leitura

A eleições de 2022 que ocorrerão em outubro se aproximam e os preparativos para os eleitores requerem aperfeiçoamentos. O voto é um direito de todo cidadão, e para que isso ocorra, o Estado deve estar preparado para garantir isso para a sociedade. A acessibilidade para eleitores com deficiência sempre foi como um desafio para se tornar capaz a s adaptações. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aumento de eleitores que declararam ter deficiência foi de 35,27% nos últimos quatro anos, totalizando o número é de 1.271.381 pessoas.

Nas eleições de 2018, a quantidade de pessoas com algum tipo de deficiência que foram as urnas foi cerca de 940 mil. O expansivo aumento de eleitores é um sinal de que mais cidadãos poderão ter participação na escolha de seus representantes, porém as dificuldades das eleições passadas para a implementação de adaptações permanecem neste atual pleito. De acordo com a Agencia Brasil, a Justiça Eleitoral busca formas de inclusão, “diversos mecanismos que asseguram a essas pessoas a possibilidade de votar em locais com maior acessibilidade”.


Os mecanismos de adaptação favorecem o acesso de inclusão de pessoas com deficiência ás eleições (Foto:reprodução/Folha do litroal)


Entre as ferramentas de melhoria, o TSE afirma que aperfeiçoou softwares antigos com atualizações de “novos recursos de acessibilidade”, permitindo que haja dispositivos para fazerem tradução de Libras. No comunicado de inclusão, o tribunal explica “um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito, indicando para eleitoras e eleitores qual cargo está em votação no momento”. Além disso, serão disponibilizados fones de ouvido para auxiliar os eleitores que possuem baixa visão ou dificuldades visuais.

Os eleitores que declararam possuir algum tipo de deficiência podem ser divididos nos grupos de deficiência de locomoção com 30,47%, com deficiência visual sendo 13,3% e a auditiva com a taxa de 7,97%. O Tribunal Superior Eleitoral informou que para ter acesso aos mecanismos de inclusão deve-se realizar uma solicitação junto ao cartório eleitoral. A pessoa interessada deve apresentar um documento oficial com foto, e tem o prazo de até 18 de agosto.

Foto destaque: Foto simbolizando deficiente físico acompanhado de ajudante da Jusitça Eleitoral a caminho da votação. Foto: reprodução/Jornal Diário do Aço.

Deixe um comentário

Deixe um comentário