Após uma decolagem mal sucedida, o avião da linha Saurya Airlines, companhia aérea responsável pela decolagem do acidente, caiu e deixou 18 mortos na pista de pouso da capital do Nepal.
O acidente aconteceu nesta quarta-feira (24), o avião levava dois tripulantes e 17 funcionários da empresa, disse o porta-voz Dan Bahadur Karki. “O piloto foi resgatado e está sendo atendido”, disse. Entre os 18 corpos encontrados, havia um estrangeiro.
Imagens mostraram o exato momento da queda. Assista:
Em nota divulgada, a Autoridade de Aviação Civil do Nepal, informou que a decolagem do avião doméstico desviou para a direita e caiu no lado leste da pista.
Depois do acidente, os bombeiros foram chamados para combater o fogo e apagar as chamas. As vítimas foram retiradas da aeronave e o piloto foi levado ao hospital com grave ferimentos nos olhos. O aeroporto foi fechado temporariamente para resgate e investigação.
“Os esforços de resgate foram iniciados imediatamente e a situação foi controlada”, disse a autoridade da aviação do Nepal.
Em nota divulgada, a companhia aérea divulgou uma lista com os nomes das 18 vítimas fatais.
A fatalidade destaca por sua vez, os perigos das viagens áreas no Nepal, o país é referido e considerado um dos lugares mais arriscados para voar por múltiplos fatores. Mesmo após melhoras nos padrões de segurança, muitos pilotos ainda encontram desafios e reclamam da falta de investimento em aeronaves mais antigas.
O aeroporto principal do Nepal fica em um vale cercado por montanhas. O terminal aéreo é um desafio para os pilotos, pois os aviões precisam passar por uma abertura na montanha. Quase 350 pessoas morreram em acidentes aéreos desde os anos 2000.
A aeronave em questão era um Bombardier CRJ-200, com capacidade para 50 pessoas. A aeronave pertencia à Saurya Airlines.