Neste domingo (28), foi registrada uma implosão controlada na capital da Índia, Nova Délhi, por conta de construções ilegais. As duas torres residenciais de uma área suburbana, de mais de 100 metros de altura vieram abaixo por ordem do Supremo Tribunal, a ordem considerada rara de acontecer também teve o marco de ser considerada a maior demolição da história de Índia, de acordo com a imprensa local.
As construções foram autorizadas a serem demolidas depois de uma ordem fornecida pelo Supremo ainda no ano passado, o contribuinte para isso seria o fato das torres terem sido construídas em conluio com autoridades locais, de forma ilegal. Foram necessários 3.500 kg de explosivos para derrubarem as toneladas de concreto em questão de segundos. A equipe responsável pela demolição retirou cachorros de rua, e as centenas de pessoas que residiam em volta para realizar a implosão.
As implosões de edifícios são definidas como a ação para desmontar a construção em questão de forma interna. Dessa forma, a explosão interna ocorre de forma controlada e segura por estudos realizados e materiais modernos diferente de uma demolição convencional.
Confira o registro da demolição das construções (Reprodução/Youtube)
A demolição das torres residenciais, uma de 32 andares, denominada Aplex, e a outra possuindo 29 andares chamada Ceyane, foi realizada na cidade de Noida que fica localizada no sudeste da capital. Os edifícios possuíam quase mil apartamentos que nunca foram utilizados nos nove anos de batalha jurídica que resultaram na destruição do local.
Com o registro do momento que as torres desabafam ao chão é possível observar o a dimensão do impacto, onde os prédios ao redor estão protegidos e mesmo assim são atingidos pela enorme nuvem de poeira que se forma. De acordo com o líder da demolição, Joe Brinkmann, o ato foi marcante. “Este é um feito notável de engenharia”, afirmou Joe ao jornal Times of India.
Foto destaque: Torres residenciais em Nova Délhi, Índia. Foto: reprodução/Instagram