Na noite desta quinta-feira (15), um avião da Voepass Linhas Aéreas — mesma empresa do avião que sofreu queda em Vinhedo —fez um pouso de emergência no aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais. O avião decolou em Rio Verde, Goiás, e seguia para Guarulhos, em São Paulo. Segundo apresentado pela empresa, a motivação teria sido uma “questão técnica”.
Pouso de emergência
De acordo com a apuração da TV Integração com passageiros no aeroporto de Uberlândia, a aeronave saiu da cidade goiana com seis horas de atraso. Logo após a decolagem, os passageiros foram informados pelo piloto acerca de problemas técnicos no avião e a tripulação pediu pouso de emergência, quando a torre de controle de Uberlândia foi acionada.
A aeronave ATR 72-600, de prefixo PS-VPA, tem nove anos de atuação e contempla a malha aérea da VoePass desde março de 2023. Anteriormente, sabe-se que o turboélice voou em companhias aéreas estrangeiras, como Malásia, Noruega e Ucrânia.
Avião da Voepass faz pouso de emergência (Reprodução/Instagram/@uoloficial)
Em declaração, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explicou que o ocorrido se deu por conta de um transiente (problema elétrico) na aeronave. Ainda segundo eles, os representantes da VoePass se reunirão com servidores da agência nesta sexta-feira (16), parar discorrer a respeito do processo de vigilância da empresa além do ocorrido em Uberlândia.
“Cabe ressaltar que tal ocorrência não se configura pane. Por precaução, no entanto, a empresa informou que a tripulação realizou pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia (MG)”, declararam.
Trinta e oito passageiros estavam a bordo e grande parte foi realocado para outro voo da VoePass, porém, dois casais desistiram de seguir viagem.
Trajeto da aeronave
Segundo os registros feitos pelo site Flight Aware, o trajeto feito pelo avião sofreu com voltas dadas por si antes de seguir para Uberlândia. Em nota, a concessionária responsável pela administração do aeroporto, Aena, informou que o voo da Voe Pass PTB-2211 declarou emergência às 18h54 e pousou no Aeroporto de Uberlândia às 19h14.
A concessionária ainda afirmou que o aeroporto destinou todos os possíveis recursos do Plano de Emergência para atender o ocorrido, contudo, não houve necessidade de ativação. Também não houve qualquer impacto às operações do aeródromo.