Doenças cardiovasculares mais comuns: Conheça os sintomas

Yan Guedes Por Yan Guedes
5 min de leitura

Foi publicada uma nova declaração científica pela Associação Americana do Coração(AHA). Nessa publicação foi destacado os sintomas das seis principais doenças cardiovasculares e que homens e mulheres podem apresentar sinais diferentes. Por isso é importante conhecer os sinais típicos e atípicos para a prevenção da doença.

O coração dita o ritmo e quando ele se altera o corpo sente. As doenças do coração, que comprometem seu bom funcionamento, são as principais causas de mortes no mundo todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 18 milhões de vítimas por ano. Deste total, 85% são consequentes de infartos do miocárdio e de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório, provocam mais de 1.100 mortes por dia, o que equivale a 46 pessoas perdendo a vida por hora, por essa causa.


Doenças no coração são as principais causas de morte no mundo. (Reprodução/Oswaldo Cruz)


Os sintomas típicos incluem dores no peito, braço e mandíbula. Além de uma certa pressão, aperto ou esmagamento nessas regiões. Também foram considerados sintomas típicos: náusea, vômitos, sudorese, falta de ar ou palpitações.

Já a dor atípica inclui a presença de dor nas costas, dor epigástrica (azia), queimação no estômago ou indigestão. 

1 – Infarto: O infarto está entre as doenças do coração mais conhecidas e mais fatais. O infarto do miocárdio é um ataque cardíaco, que acontece quando o fluxo de sangue nesse músculo cardíaco é interrompido por um período prolongado. Entre os sintomas do infarto, o mais comum é a dor aguda no peito, que dura mais de 20 minutos e pode irradiar para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo. Além disso, pode haver queimação, sensação de peso ou aperto no peito e formigamento no braço. Os sinais menos frequentes e mais relatados pelas mulheres são a falta de ar, sudorese ou suor frio, fadiga incomum, náusea e tontura.

2 – Insuficiência cardíaca: a falta de ar é o sintoma mais clássico e o que faz as pessoas procurarem um médico. Mas outros sintomas como fadiga, fraqueza, inchaços, palpitações, entre outros, começam a aparecer. Segundo o documento, mulheres com insuficiência cardíaca têm mais problemas de depressão, de ansiedade e relatam menos qualidade de vida. Elas também relatam palpitações, níveis maiores de dor e alterações digestivas.

3 – Doença valvar: em casos leves, pode ser assintomática por anos e, progressivamente, surgirem mais sintomas semelhantes aos associados à insuficiência cardíaca. Mulheres com estenose aórtica, que ocorre quando a válvula aórtica se estreita e restringe o fluxo sanguíneo do coração, mencionam mais frequentemente falta de ar, intolerância ao exercício e fragilidade física do que os homens.

4 – Acidente vascular cerebral: paralisia e/ou fraqueza na face, dificuldade para falar, tontura, perda de coordenação ou equilíbrio e alterações visuais. As mulheres são mais propensas do que os homens a ter outros sintomas menos familiares, como dor de cabeça, estado mental alterado, coma ou estupor.

5 – Arritmia cardíaca: sensação de batimentos cardíacos anormais ou palpitações que podem ser irregulares, rápidas, agitadas ou interrompidas. Outros sintomas incluem fadiga, falta de ar e tontura. Mulheres e adultos são mais propensos a sentir palpitações, enquanto os homens costumam ser assintomáticos. 

6 – Doença arterial periférica: pessoas com a enfermidade podem não apresentar sintomas ou desenvolver o sinal clássico de claudicação, que é a dor em um ou ambos os músculos da panturrilha durante a caminhada. Dor em outras partes das pernas e nos pés e nos dedos dos pés são os sintomas mais comuns, em vez da dor na panturrilha.

Foto destaque: Doenças cardíacas mais comuns: Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário