O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fará uma nova mobilização de tropas para intensificar a luta contra a Ucrânia. Cerca de 300 mil reservistas podem ser chamados para o conflito. O Ministro do Esporte russo, Oleg Matytsin, alega que atletas não terão privilégios em relação à convocação.
Entre os atletas russos de renome está o patinador artístico Dmitri Aliev, medalha de ouro no europeu e o ex-futebolista Diniyar Bilyaletdinov, ambos, segundo a imprensa internacional, estão na lista de convocados.
Em comunicado por meio do fórum ‘’Rússia – Uma Potência Esportiva’’, Matytsin espera que os atletas chamados participem da guerra. Para o ministro, os esportistas não podem ser tratados como diferentes.
‘’Foi anunciado muitas vezes no início de uma operação militar especial, eles (os atletas) apoiariam o presidente e expressam uma opinião absolutamente inequívoca de que o esporte é uma única família. Todos os problemas, dificuldades e tarefas que o Estado está resolvendo agora, o esporte resolverá junto com todos. Não haverá e não deve haver nenhuma exclusividade’’, disse em relatório da agência oficial de notícias estatal, a TASS.
Dmitri Aliev foi um dos nomes convocados à guerra (Foto: Reprodução/Twitter)
Além disso, o ministro manifestou que existe o desejo do governo em continuar desenvolvendo o esporte, mesmo em meio ao conflito com a Ucrânia. De acordo com ele, os atletas e treinadores são um ‘’´poço de ouro’’ e que medidas de proteção em certas categorias possivelmente serão adiadas enquanto acontece o diálogo com o governo.
O discurso proferido por Matytsin está alinhado com as afirmações do presidente do Comitê Olímpico Russo, Stanislav Pozdnyakov, de que os atletas convocados deveriam ser homenageados por lutarem na guerra. Federações Esportivas Nacionais da Rússia confirmam que alguns esportistas receberam convocação.
Além dos já citados Dmitri Aliev e Diniyar Bilyaletdinov, outros atletas foram convocados, sendo dois da categoria snowboard e quatro integrantes do ciclismo, três atletas e um treinador, também foram chamados.
Foto em destaque: Oleg Matystin em evento da FIDE (Internacional Chess Federation) Reprodução/Twitter