Lula x Bolsonaro: Brasileiros decidirão em segundo turno o futuro do país

Gleicimara Dulterio Por Gleicimara Dulterio
3 min de leitura

Durante a festa da democracia, brasileiros foram às urnas neste domingo (02), para exercer a cidadania e o direito de voto. Neste pleito os eleitores escolheram entre outros cargos o próximo Presidente da República.

Contrariando algumas das pesquisas de intenção de voto, onde apontavam o candidato Lula (PT) como o vitorioso do primeiro turno e ou diferença entre os candidatos de mais 10 pontos percentuais considerando a apuração de mais dos 98% dos votos válidos, o petista ficou a frente na disputa com mais de 48% dos votos contra 43% do atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), entretanto, o resultado não foi suficiente para que Lula retornasse a cadeira presidencial. Para que ocorresse em primeiro turno era necessário que o candidato tenha recebido 50% dos votos válidos, mais um.


Candidatos disputarão em segundo turno à Presidência da Repúbica (Reprodução/ Instagram)


Durante boa parte apuração Bolsonaro se manteve a dianteira, entretanto, após o início da contagem dos votos região nordeste do país onde Lula tem seu maior numero de eleitores o petista tomou a frente e assim permaneceu até o encerramento da apuração.  Lula teve vantagens em 14 e seu adversário em 13 colégios eleitorais do país.

 

Veja o percentual total de votos recebidos cada candidato, com mais de  98% das urnas apuradas:


Resultado com segundo turno definido (Reprodução/ TSE)


Ainda sobre os números deste primeiro turno, com mais de 98% das urnas apurdas foram registrados o índice de 2,82% de votos nulos, 1,59% dos eleitores votaram em branco e 20,92% de abstenções.

Ciro Gomes se posicionou quanto ao resultado, lamentando a derrota “Quero dizer a vocês que estou profundamente preocupado com o que eu estou assistindo acontecer no Brasil” e o político pediu alguns minutos para se posicionar, quanto ao segundo turno. Em pronunciamento o candidato petista ainda na disputa, se mostrou agradecido e afima “O Brasil me deu uma segunda chance”, em continuidade a fala ele afirma “Muito obrigado ao povo brasileiro por este voto de generosidade” completou. Até o fechamento desta matéria o candidato Jair Bolsonaro (PL) ainda em disputa, não havia se pronunciado quanto ao resultado.

O cidadão brasileiro retornará as urnas no último domingo do mês de Outubro (30), para votar e definir quem ficará com a única vaga para o cargo mais importante de liderança do país.

 

Foto destaque: Candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) que irão ao segundo turno. Reprodução: Site Jota, Créditos: Assessoria PT/Cleber Caetano/Palácio do Planalto.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário