Meta identifica mais de 400 aplicativos maliciosos na Apple e Google Store

Mateus Borges Por Mateus Borges
3 min de leitura

A empresa Meta – dona do Facebook, Instagram e WhatsApp – identifica mais de 400 aplicativos maliciosos espalhados nas plataformas de download do Google e Apple. Segundo a empresa de Mark Zuckerberg os aplicativos estão disfarçados de editores de fotos, jogos, serviços de VPN, aplicativos de negócios e outros.

Após o anúncio dos malware na Apple Store Google Play Store, mais de 1 milhão de usuários serão comunicados sobre os aplicativos, a empresa também disse ter informado as gigantes google e Apple sobre os aplicativos maliciosos.


Celular com VPN protegido, APP de VPN é uma das categorias identificadas pela meta como malicioso. Reprodução/ Privecstasy on Unsplash 


O portal G1 perguntou a Meta se esses aplicativos atingem usuários brasileiros, mas a empresa optou por não entrar em mais detalhes sobre o assunto “Relatamos nossas descobertas à Apple e ao Google e estamos ajudando as pessoas potencialmente impactadas a aprender mais sobre como se manter segura e proteger suas contas”, disse a Meta, em nota.

Caracterizas dos aplicativos maliciosos:

Além dos editores de fotos convencionais, os que afirma permitir transformar o usuário em desenho animado também estão na lista, os que oferece VPNs que afirmam liberar acesso a sites bloqueados e aumentar a velocidade da internet.

Aplicativos que diz aumentar o brilho da lanterna do celular, também foi identificado os que promete serviços ocultos não encontrados nos aplicativos oficiais, e jogos que prometem gráficos em 3D de alta qualidade. Essas são as principais características dos aplicativos que a Meta identificou. Cuidados a ser tomados

Cuidados a ser tomados

Caso tenha os seus dados roubados, siga estas medidas de segurança:

Em casos de ter dados expostos especialistas alertas para a alteração de senha, utilizando sempre letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais e números, tornando a senha mais segura, e sempre usar senha diferentes. Não se manter apegado a uma senha em todos os aplicativos e plataformas.

Utilizar gerenciador de senhas, da própria fabricante do celular, do google ou alternativas pagas, e sempre ativar a autenticação em dois fatores, para evitar acesso por terceiros em suas contas.

O facebook divulgou todos os dados sobre esses aplicativos, no site da Meta há uma área exclusiva com o nome de todos os aplicativos, casso queira saber mais acesse aqui.

 

Foto destaque: Photo by Franck on Unsplash 

Deixe um comentário

Deixe um comentário